Economia
Acompanhe:

Alta nas vendas de açúcar causa fila de navios em porto

Rio de Janeiro - Pelo menos 53 navios estão parados no Porto de Santos aguardando o embarque de açúcar. A fila é resultado do volume de venda do produto que superou a capacidade do porto, que responde por quase 70% das exportações de açúcar brasileiro e da quebra da safra de países que concorrem com […]

 (EXAME.com)

(EXAME.com)

D
Da Redação

10 de outubro de 2010, 03h42

Rio de Janeiro - Pelo menos 53 navios estão parados no Porto de Santos aguardando o embarque de açúcar. A fila é resultado do volume de venda do produto que superou a capacidade do porto, que responde por quase 70% das exportações de açúcar brasileiro e da quebra da safra de países que concorrem com o Brasil na produção do insumo.

A informação foi dada na tarde de hoje (28), pela assessoria de imprensa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Segundo a assessoria da Codesp, o porto está operando a todo vapor, mas não tem condições para atender ao volume de navios que está chegando à costa santista, há mais de um mês.

No ano passado, o Porto de Santos já havia registrado recorde no embarque de açúcar, com 16,9 milhões de toneladas. A estimativa para esse ano era de um crescimento de 5,5% em relação ao volume de 2009, mas a projeção já foi refeita. A Codesp calcula um crescimento de 18% e um embarque de 20 milhões de toneladas.

O ministro dos Portos, Pedro Brito, explicou que a sobrecarga é resultado da queda da produção de açúcar em países produtores como a Índia.