É hoje: Superagro 2021 aborda futuro do setor que superou a pandemia

O Agronegócio passou a representar mais de um quarto da economia do país em 2020. Veja os destaques do mais relevante fórum de compartilhamento de conhecimento do setor

Nesta quinta-feira, 8 de abril, a EXAME apresenta a primeira edição do Superagro 2021. O evento realizado em parceria com a Hiria trará os assuntos mais importantes do agronegócio brasileiro, que cresceu fortemente em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19.

Com início às 9h15, o evento é gratuito e online, com transmissão pelo YouTube da EXAME. A abertura do evento começa com a homenagem ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021 por todos os anos de dedicação ao setor, com inovações fundamentais para o avanço da agropecuária no Brasil.

Para compor os nove painéis de debate, foram selecionados diversos nomes de destaque do setor. Entre eles está o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que participará do painel “Como o Estado de São Paulo incentivará o agronegócio em 2021 e 2022”, ao lado de Gustavo Diniz Junqueira, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Já os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Carlos Roberto Massa Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Rui Costa (Bahia) estarão presentes no painel seguinte: "Os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil – A visão e os planos dos governadores para incentivar o setor".

O vice-presidente executivo da Pepsico e ex-diretor da OMC, Roberto Azevedo, também participará do fórum online, contando um pouco sobre o agronegócio do futuro. Azevedo irá relacionar a sustentabilidade e a tecnologia, que andam lado a lado no setor.

Temas do Superagro 2021

  • Geopolítica do agronegócio brasileiro;
  • Relações comerciais e políticas com centros consumidores;
  • Sustentabilidade;
  • Agronegócios e suas relações com a sociedade e o governo;
  • Inovação e Tecnologia;
  • Cooperativismo;
  • Cenários políticos e econômicos no Brasil

DemoDay: a força das agritechs

O evento também terá o DemoDay, uma bateria de apresentações de startups com planos e modelos de negócio voltados ao agronegócio. São as chamadas agritechs.

Das 16h às 17h50, as startups convidadas terão cinco minutos para apresentar o seu case, focando no problema relacionado ao seu respectivo mercado, na solução (o produto) e no modelo de negócio.

Em parceria com a ACE startups, uma das mais importantes aceleradoras do Brasil, o DemoDay tem como objetivo apresentar ao mercado e aos investidores novas soluções e aplicações de tecnologias. Os especialistas presentes formarão uma banca para realizar perguntas e avaliar cada negócio.

Cenários do agronegócio: atual e futuro

Em 2020, diversos países paralisaram parte de suas atividades de agronegócio por causa da pandemia. Mas a pausa representou uma oportunidade para o Brasil: no mesmo período, o país apresentou um aumento de exportações.

A balança comercial das exportações do agronegócio totalizou 100,81 bilhões de dólares em 2020, uma alta de 4,1% frente ao ano anterior. O saldo foi superavitário, de 87,76 bilhões de dólares, segundo dados do boletim da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Hoje, o agronegócio corresponde a 50% das exportações do Brasil, é uma das bases da economia nacional e apresenta um futuro promissor. Por isso, a EXAME busca lançar um novo olhar sobre o setor, com destaque para as oportunidades, o cooperativismo e as práticas sustentáveis, que são cada vez mais requisitadas por investidores.

Confira a agenda completa do evento e faça sua inscrição gratuitamente!

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.