Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

A EXAME em Davos: parceria inédita e pacote especial sobre a reconstrução em 2021

Em 2021 o Fórum Econômico Mundial tem evento virtual debatendo a reconstrução da confiança -- com sessões paralelas organizadas por veículos de mídia

Modo escuro

Fórum Econômico Mundial de Davos (World Economic Forum/Faruk Pinjo/Divulgação)

Fórum Econômico Mundial de Davos (World Economic Forum/Faruk Pinjo/Divulgação)

L
Lucas Amorim

Publicado em 26 de janeiro de 2021 às, 07h35.

Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às, 12h05.

Todos os anos a elite da política e do capitalismo global se reúne nas geladas montanhas suíças para debater o futuro do planeta. Este ano, por motivos óbvios, o Fórum Econômico Mundial sofreu mudanças inéditas. O evento presencial será realizado de 13 a 16 de maio, em Singapura. Mas uma série de debates e encontros virtuais foi agendada para esta semana, abrindo o ano com conteúdo de altíssima relevância para a tomada de decisões em 2021.

Em 2020, o Fórum colocou a pauta ESG (meio-ambiente, social e governança), definitivamente no radar. Este ano, o foco será a reconstrução da confiança, fundamental para "tomar decisões cruciais" e "resetar prioridades" e "reformar sistemas" mundo afora. O pano de fundo, claro, é a pandemia do novo coronavírus. "A pandemia da covid-19 demostrou que nenhuma instituição ou indivíduo sozinho pode endereçar os desafios de economia, ambiente, sociedade e tecnologia de nosso complexo e independente mundo", diz o programa oficial de Davos.

Assim como nas edições anteriores, a EXAME acompanhará os debates de perto, selecionando as falas mais relevantes e colocando em contexto os principais painéis. Mas este ano somos também parceiros do Fórum Econômico Mundial num novo projeto, o Media Programme, uma série de sessões organizada por empresas de mídia mundo afora trazendo seu olhar para temas de relevância nacional e regional. As organizações são reponsáveis por organizar e transmitir um debate incluído no programa paralelo do Fórum.

No Brasil, a EXAME, e a Folha de S. Paulo, são os dois veículos selecionados para este projeto. Na quarta-feira, a Folha transmite às 9h de Brasília o painel "Forecasting Social Entrepreneurship for Social Inclusion", com destaque para o papel dos empreendedores sociais na resposta à pandemia da covid-19 no Brasil.

Na sexta-feira, às 12h de Brasília a EXAME transmite em seu site e no site oficial de Davos o painel "How is Brazil dealing with the pandemic", destacando as respostas das grandes lideranças de saúde do país à crise social, econômica e política causada pela pandemia. A mediação do painel será feita por Renato Mimica, sócio do Banco BTG Pactual e diretor da EXAME Research, a casa de análises de investimentos da EXAME.

As respostas à pandemia são essenciais para entender o ritmo de recuperação do Brasil e do mundo em 2021, e terão influência direta nos mercados e, em última instância, em seu bolso. A parceria com o Fórum Econômico Mundial reforça a missão da EXAME de ser o melhor investimento de seu tempo em 2021.

O Fórum começou nesta segunda-feira, com o presidente chinês Xi Jinping afirmando que "uma nova Guerra Fria empurrará o mundo para divisão e confronto". No primeiro dia, o megainvestidor Ray Dalio ainda apresentou sua visão para a retomada pós-pandemia, o CEO do PayPal focou em como "falar de democracia para os excluídos do sistema", além de outros debates.

Além disso, um grupo de 48 empresas lançou nesta segunda-feira uma coalizão para combater o racismo no local de trabalho. Entre elas estão Facebook, Google e Microsoft. Nesta terça-feira Davos segue falas de líderes como o francês Emmanuel Macron. O Brasil será representado no evento pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que discute a proteção da Amazônia, além de ministros como Paulo Guedes.

Acompanhe a cobertura completa da EXAME aqui.

Últimas Notícias

ver mais
Banco Central espera reversão da queda dos preços de alimentos por causa do El Niño
Economia

Banco Central espera reversão da queda dos preços de alimentos por causa do El Niño

Há 3 horas
Desenrola: comissão no Senado aprova regulamentação do programa, com limite ao juros do cartão
Economia

Desenrola: comissão no Senado aprova regulamentação do programa, com limite ao juros do cartão

Há 3 horas
Com forte revisão para baixo, institutos agora preveem queda de 0,6% do PIB da Alemanha em 2023
Economia

Com forte revisão para baixo, institutos agora preveem queda de 0,6% do PIB da Alemanha em 2023

Há 4 horas
PIB dos Estados Unidos cresce 2,1% no 2º trimestre, aponta levantamento final
Economia

PIB dos Estados Unidos cresce 2,1% no 2º trimestre, aponta levantamento final

Há 4 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais