Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Mastercard: cresce interesse por criptomoedas e biometria para pagamentos

Pesquisa mostra que, um ano após o início da pandemia, interesse por métodos de pagamento inovadores e sem contato continua crescendo

Modo escuro

Autenticação por biometria para pagamentos (mediaphotos/Getty Images)

Autenticação por biometria para pagamentos (mediaphotos/Getty Images)

G
Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 4 de maio de 2021 às, 12h12.

Última atualização em 4 de maio de 2021 às, 12h32.

A Mastercard divulgou, nesta terça-feira, 4, os resultados de sua pesquisa sobre pagamentos digitais, chamada "Mastercard New Payments Index". O levantamento mostra aumento no interesse dos consumidores sobre esse tipo de ferramenta e diz que 93% dos entrevistados demonstraram interesse por novos meios de pagamento, como criptomoedas, biometria e QR Codes.

A pesquisa foi conduzida em 18 países e ouviu um total de 15.559 consumidores no Brasil e em países como África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, México, Nigéria, Peru, República Dominicana, Quênia e Tailândia.

Desde o início da pandemia, devido ao fechamento de lojas e riscos de contaminação, os consumidores mudaram seus hábitos. Um ano depois, o levantamento da Mastercard mostra que a adoção de novos métodos de pagamento continua aumentando, com enorme interesse dos consumidores por sistemas de pagamento novos, rápidos e digitalizados.

Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados afirmaram ter testado um método de pagamento novo, que não teriam usado em circunstâncias normais. Os consumidores passaram a utilizar com maior frequência os métodos de pagamentos sem contato (contactless) e as compras online.

“A pandemia nos fez pensar de forma diferente, em parte por necessidade”, disse Craig Vosburg, Diretor de Produtos da Mastercard. “Para oferecer a escolha e a flexibilidade que os consumidores precisam — e cada vez mais esperam —, os varejistas em todo o mundo precisam oferecer uma gama de soluções de pagamento fáceis de acessar e sempre ativas. Conforme olhamos para o futuro, precisamos continuar a permitir todas as opções, tanto na loja física quanto online, para moldar a estrutura do comércio e fazer a economia digital funcionar para todos”.

A pesquisa também mostra um enorme aumento do interesse dos consumidores pelas criptomoedas, especialmente os jovens. Se 40% dos consumidores entrevistas afirmam que pretendem usar moedas digitais no próximo ano, 67% dos millennials (nascidos de meados dos anos 1980 até o final do século passado) concordam que estão mais abertos ao uso de criptomoedas do que há um ano.

O uso da biometria também se mostrou uma prioridade para os consumidores, com 53% dos entrevistados dizendo que é um método mais seguro e 60% se mostrando empolgados com o uso da tecnologia para pagamentos. Mais de 70% também dizem que pagamentos via QR Codes são mais higiênicos e convenientes do que o dinheiro, e cerca de 65% afirmam que pretendem usar mais esse tipo de tecnologia no próximo ano.

O levantamento da Mastercard também mostra que, com o aumento do interesse dos consumidores por novos métodos de pagamento, a necessidade de adaptação dos lojistas no longo prazo é essencial — a pesquisa mostra, por exemplo, que 79% das pessoas prefere comprar em lojas com presença tanto física quanto online e 68% acredita ser mais empolgante comprar em lojas que oferecem métodos de pagamento inovadores.

Como forma de atender à preferência dos consumidores por pagamento rápidas e sem contato, muitos comerciantes estão optando por sistemas de pagamento inovadores. Quase 90% das transações presenciais em todo o mundo ocorrem em um comerciante habilitado para pagamentos sem contato, e quase todas as categorias de lojas viram aumento nas transações deste tipo no primeiro trimestre de 2021.

Últimas Notícias

ver mais
BC da China expande projeto de moeda digital para globalizar iuane
Dinheiro e tendências

BC da China expande projeto de moeda digital para globalizar iuane

Há um ano
China vai avançar com desenvolvimento de moeda digital, diz BC
Dinheiro e tendências

China vai avançar com desenvolvimento de moeda digital, diz BC

Há um ano
Currículo de Steve Jobs vira NFT e vai a leilão com o documento original
Dinheiro e tendências

Currículo de Steve Jobs vira NFT e vai a leilão com o documento original

Há 2 anos
Gestora lança ETF focado apenas em empresas de mineração de criptomoedas
Dinheiro e tendências

Gestora lança ETF focado apenas em empresas de mineração de criptomoedas

Há 2 anos
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais