Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

A taxa Selic tem hoje juro anual de 13,75%, e segue na casa de dois dígitos há mais de um ano. Nesse cenário, os investimentos em renda fixa costumam ficar bastante atrativos, com boa rentabilidade, e há quem se pergunte se vale a pena manter todo o portfólio de investimentos nesse tipo de aplicação. 

“No mundo dos investimentos, a palavra diversificar é uma obrigação”, afirma a educadora financeira Teresa Tayra. “Mas, ao se deparar com uma remuneração tão atrativa, como no caso da renda fixa, existe uma tentação em migrar, ou não diversificar. E isso ocorre em movimentos contrários também. Em altas da bolsa de valores, também há migração.”

O educador financeiro, Ricardo Natali, criador do canal Lucro FC no YouTube, comenta que a diversificação dos investimentos é a melhor ferramenta para um investidor, pois o mantém seguro e com alto potencial de rentabilidade. 

Taxa Selic alta favorece renda fixa

A taxa Selic não ficará para sempre em alta, alerta Natali. “A economia é cíclica e em algum momento ela vai cair”, afirma. “Quando isso acontecer, os investimentos de renda variável vão subir rapidamente.” 

Ele diz considerar um erro não aproveitar esse potencial de crescimento de patrimônio com os investimentos mais arrojados. “Obviamente se isso fizer sentido com o perfil de risco do investidor e com o pensamento de longo prazo”.

Perfil do investidor

Levar o perfil de investidor em conta é chave para saber onde alocar recursos. “Queremos uma resposta única e certa quando o assunto é investimentos, mas para ter mais assertividade em suas escolhas, é necessário analisar dois pontos importantes”, diz Tayra. 

O primeiro é sobre o seu momento financeiro, que você conhece ao responder em qual parte da jornada financeira você se encontra, ensina a educadora. E o outro é sobre sua experiência como investidor, que você conhece ao responder o que está aproveitando fora do movimento das massas.

“Se o seu momento é de criação de reserva de emergência, aproveite a alta remuneração, pois reservas de emergência precisam estar em renda fixa e de alta liquidez”, sugere Tayra. “Se o seu momento é diversificar, existe o movimento de quem está aproveitando o efeito fora manada. Pois se a renda fixa está em alta, boas oportunidades acabam se despontando na renda variável.”

Quais os riscos de concentrar seus investimentos em renda fixa

O conceito da renda fixa é ter previsibilidade de retorno, e isso indica que esse tipo de aplicação tem menores riscos. Por outro lado, para ter possibilidades de outros ganhos, é preciso investir em produtos com riscos diferentes ao da renda fixa, diz Tayra.

“Então, se você está no momento de diversificar, você inevitavelmente vai se deparar com busca de informação de produtos de renda variável”, afirma. “Ninguém garante os resultados passados, mas nos cabe analisar históricos, e isso nos mostra que a renda variável no longo prazo tende a trazer melhores resultados.”

Natali diz que o risco de investir apenas em renda fixa é ter uma rentabilidade menor do que se espera. “Vale ressaltar que existem diversos tipos de renda fixa, alguns mais seguros e outros mais arriscados”, explica. 

Debêntures, por exemplo, são títulos de renda fixa, mas possuem mais riscos que títulos do Tesouro Direto, comenta. “Risco de crédito da empresa emissora, como foi o caso do possível calote das Lojas Americanas”, diz. “Mesmo os investimentos no Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA [marcação a mercado], possuem flutuação de preços diariamente, e podem também trazer prejuízo para o investidor que não souber o que está fazendo.”

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Quanto custa ter um animal de estimação?
Planejar

Quanto custa ter um animal de estimação?

Há 2 dias
Como investir em títulos públicos?
Planejar

Como investir em títulos públicos?

Há uma semana
FGTS, abono, adicionais: veja 10 direitos que complementam a renda de quem tem carteira assinada
Planejar

FGTS, abono, adicionais: veja 10 direitos que complementam a renda de quem tem carteira assinada

Há uma semana
Como antecipar valores do FGTS e quais as vantagens de fazer isso?
Planejar

Como antecipar valores do FGTS e quais as vantagens de fazer isso?

Há 2 semanas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais