Garantia estendida é realmente útil ou uma pegadinha?
Seguro começa a valer depois que o prazo de vigência de duas outras garantias, a legal e a contratual, chega ao fim
Modo escuro
Garantia estendida passa a valer após a expiração das regulares (Maskot/Getty Images)

Publicado em 5 de maio de 2023, 07h30.
É uma pergunta que quase todo vendedor de eletrônicos faz antes de dar a compra por encerrada: quer aproveitar e incluir a garantia estendida? Na tentativa de arrancar um sim dos consumidores, os funcionários geralmente dizem que se trata de um negócio com excelente relação custo-benefício. Costumam frisar que arcar com o conserto do produto recém-adquirido fora do período da garantia comum pode se traduzir em uma enorme dor de cabeça – leia-se em um grande prejuízo – e que o preço da proteção extra beira o irrisório.
O que está em jogo, nada mais é, do que um seguro, sobre o qual muita gente tem dúvidas. Não à toa, a garantia estendida é um dos assuntos mais comuns das ligações e dos e-mails recebidos pela central de atendimento da Proteste, associação que atua na defesa dos direitos dos consumidores. “É algo facultativo e que não anula nem interfere nas garantias legais e contratuais”, esclarece Raquel Dutra, especialista em defesa do consumidor da entidade. “Daí a importância de você ler atentamente o contrato antes de aceitar esse tipo de seguro”.
Mas quem lê o contrato de uma garantia estendida ao contratá-la? Provavelmente ninguém. Antes de adquirir um seguro do gênero, porém, convém entender exatamente do que se tratam as duas outras garantias, a legal e a contratual.
O que é garantia estendida?
A primeira, explica a Proteste, é concedida obrigatoriamente a todos os consumidores e cobre todo e qualquer defeito de fabricação diagnosticado ao longo dos 90 dias posteriores à compra. Atenção: vale para qualquer produto durável, a exemplo de eletrodomésticos e eletrônicos. Já a garantia contratual, oferecida pelos fabricantes, amplia o prazo da outra em mais alguns meses ou até um ano. Quando a garantia estendida começa a valer? Quando a contratual tiver chegado ao fim.
Como funciona a garantia estendida?
Antes de bater o martelo, convém levar em conta a durabilidade do tipo de produto adquirido. Se ele costuma apresentar defeitos depois de um bom tempo de uso, a garantia estendida provavelmente vai valer a pena. Se não for o caso, não servirá de nada. O prazo de vigência de um seguro do tipo costuma ser de 12 ou 24 meses após o término da garantia convencional.
Há renovação, que pode ser feita a pedido do consumidor ou da seguradora – desde que haja autorização expressa para isso. “É proibida a renovação automática desse seguro”, alerta a especialista da Proteste. O novo período de vigência costuma ser o mesmo contratado anteriormente.
Como funciona o direito de arrependimento?
A entidade que defende os direitos dos consumidores ressalta que todo mundo tem sete dias corridos para desistir da contratação de um seguro desses – a partir da assinatura da proposta, no caso de contratação por apólice individual, ou da emissão pela seguradora do bilhete que formaliza a proteção.
Atenção: condicionar a compra de um bem à contratação da garantia estendida é proibido, assim como a aplicação de descontos só para quem deu ok para esse seguro.
Em caso de sinistro, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para descobrir qual é o endereço da assistência técnica designada para o seu caso ou se há algum ponto de coleta. Artigos de grande porte costumam ser retirados na casa dos consumidores – sim, quem arca com o transporte é a seguradora.
Esta tem a obrigação de atender a sua solicitação em até 30 dias, contados a partir da devolução do produto. O que você deve esperar a seguir? A entrega do mesmo item consertado, a reposição dele por um novo, idêntico ao que você comprou, ou o valor do item em dinheiro, conforme apontado pela nota fiscal.
Créditos

EXAME Solutions
EXAME SolutionsSomos o time de branded content da EXAME, que produz conteúdo de qualidade com o apoio de clientes em todas as plataformas da marca.Últimas Notícias
10 maneiras de proteger sua conta digital em caso de perda ou roubo de celular
Há uma semanaBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais