Cadastro Positivo: o que é e como saber se você faz parte dele

Banco de dados traz informações importantes para a contratação de um serviço de crédito. Entenda qual a sua definição – e como ativá-lo
Cadastro Positivo: consulta é uma forma de saber se pessoas e empresas são ou não boas pagadoras (Petrunjela/Getty Images)
Cadastro Positivo: consulta é uma forma de saber se pessoas e empresas são ou não boas pagadoras (Petrunjela/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 25/08/2022 às 09:00.

Última atualização em 25/08/2022 às 09:22.

Quem está em busca de um empréstimo ou de outro tipo de crédito passa, invariavelmente, por uma análise por parte da instituição financeira da qual está contratando o serviço. Mas para que a empresa faça a liberação, é comum que ela consulte informações sobre o histórico do cliente no Cadastro Positivo.

O que é o Cadastro Positivo?

Ele funciona como um “currículo” com o histórico de crédito de uma pessoa ou empresa. Ou seja, aponta se foi um bom pagador, se tem dívidas, e se há algum registro de inadimplência em seu passado.

Outra finalidade do Cadastro Positivo é trazer informações para que as instituições financeiras possam fornecer empréstimos ou financiamentos com condições diferenciadas. Leia-se: juros mais acessíveis e melhores condições de pagamento.

Como ativar o Cadastro Positivo?

Para as pessoas e empresas que estão associadas no mercado de crédito, a ativação do Cadastro Positivo é feita de forma automática. Nessa lista estão inseridos os CPFs e CNPJs dos que utilizaram serviços de financiamentos, compras a prazo e empréstimos nos últimos cinco anos.

Desse modo, a ativação do Cadastro Positivo não precisa ser solicitada à Serasa. No entanto, quando as informações estão incompletas ou vazias, é preciso pedir que empresas com que tenha um histórico de crédito tragam dados sobre pagamentos anteriores.

App da Serasa: por lá, usuários podem consultar score de crédito e inclusão no Cadastro Positivo (APP Serasa/Divulgação)

Como saber se estou no Cadastro Positivo

Para consultar o Cadastro Positivo é necessário acessar a página dele na Serasa (clique aqui) e fazer o login com CPF e senha. Nesse caso, os dados de login são os mesmos utilizados para ter acesso ao site da Serasa.

Feito isso, o usuário passa a ter acesso à consulta do Cadastro Positivo. Em alguns casos, é pedida uma prova de vida, na qual o usuário precisa anexar a frente e o verso de um documento e tirar uma selfie com o lado do documento que contenha sua foto.Outra maneira de acessar o documento é por meio dos Correios. Neste caso, é preciso preencher e assinar um termo de solicitação para ter acesso às consultas das informações positivas. Esse termo pode ser baixado clicando aqui. Depois disso, basta enviar para a Serasa o termo com reconhecimento de firma.

Outro caminho, mais dificultoso, mas também válido, é encaminhar cópias autenticadas do RG e do CPF para o endereço: Avenida Doutor Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos/SP - CEP 13571-385.

Como cancelar o Cadastro Positivo?

Existem diversas formas diferentes de cancelar o Cadastro Positivo. Importante considerar que você pode deixá-lo a qualquer instante, desde que solicite de maneira formal a sua saída em algum dos canais de atendimento.

Segundo a Serasa, o birô de crédito que recebe a solicitação de exclusão dos dados do Cadastro Positivo deve atender o solicitante em até dois dias úteis. Ele deverá ainda comunicar os demais birôs de crédito para que também possam excluir essas informações.

Embora o cancelamento do cadastro positivo possa acabar dificultando o acesso a produtos e serviços de crédito, já que podem faltar informações à instituição financeira que quer lhe fornecer um empréstimo, por exemplo, o cliente tem total direito de fazê-lo quando quiser.

Quando se exclui as informações do Cadastro Positivo, existe a possibilidade de que apenas o histórico negativo do cliente seja usado para informar as instituições financeiras. Mas se mesmo assim o intuito é cancelar o cadastro, isso pode ser feito de forma online. Basta:

  •       Preencher e assinar uma solicitação de cancelamento do Cadastro Positivo;
  •       Enviar a solicitação no e-mail: apoio_cadastropositivo@br.experian.com;
  •       Juntamente como o formulário, enviar uma cópia simples de um documento com foto e número do CPF;
  •       A resposta será dada pelo e-mail em até 2 dias úteis.

Outra maneira de cancelar o Cadastro Positivo é indo pessoalmente a uma agência da Serasa Experian portando um documento com foto, número do RG e CPF.

Nos Correios, o cancelamento é feito preenchendo e assinando a solicitação para exclusão do Cadastro Positivo. Depois, é preciso enviar o documento para a Serasa Experian com uma cópia simples do documento com foto e o número do CPF.

Já para cancelar o Cadastro Positivo por telefone, é necessário ligar na Central de Atendimento desse serviço, no número 0800 776 6606. Por lá, é possível consultar ainda o histórico de adesão e de cancelamento dos últimos cinco anos usando a opção “Solicitação de Histórico de Adesão e Cancelamento”.O usuário ainda tem a opção de bloquear o uso das informações do Cadastro Positivo no cálculo do seu score de crédito. Sendo assim, os dados positivos não serão considerados nesse cálculo até que o dono do cadastro desbloqueie essa função.

Ficou mais fácil agora entender o que é o Cadastro Positivo e como ele pode ser consultado? Então siga acompanhando a gente para manter as suas contas em dia.  

Veja Também

O que é melhor: casamento com separação ou partilha de bens?
Organizar
Há uma semana • 4 min de leitura

O que é melhor: casamento com separação ou partilha de bens?

Herança: é possível herdar dívidas do parente que morreu?
Organizar
Há uma semana • 3 min de leitura

Herança: é possível herdar dívidas do parente que morreu?