5 atitudes que podem melhorar o seu score de crédito
Pagar contas sempre em dia e negociar dívidas para acabar com “nome sujo” são etapas fundamentais para quem está com a pontuação baixa
Modo escuro
Latin american cheerful elder woman holding credit card while on a shopping spree at a women's clothing store smiling (Hispanolistic/Getty Images)

Publicado em 24 de março de 2023, 07h30.
Última atualização em 24 de março de 2023, 10h12.
Você talvez não faça ideia do que é score de crédito e nem imagina como anda o seu. Mas pode apostar que diversas empresas com as quais vocês se relaciona sabem exatamente qual é o seu score — que nada mais é do que uma pontuação que norteia a liberação de crédito.
Ele é analisado, com lupa, tanto por bancos e instituições financeiras em geral quanto por empresas de telefonia, prestadoras de serviços, seguradoras, imobiliárias e até algumas lojas. Trata-se de uma informação tão estratégica como o tamanho da sua renda ou a sua idade.
Em resumo, se você tem um score alto, tem bem mais chances de conseguir crédito. Mais: pode obter empréstimos com condições melhores, o que envolve desde juros baixos até acesso a valores maiores. Também encontra facilidade para contratar financiamentos e cartões de crédito com limite alto.
Para que serve o score de crédito?
Quem tem score baixo, encontra barreiras maiores, às vezes intransponíveis, para a obtenção de crédito. Depara com taxas de empréstimos mais altas, só costuma conseguir cartão de crédito com limite baixo e pena para contratar financiamentos e empréstimos.
Trata-se de um sistema de pontuação que mostra a relação de todo mundo com dívidas, pagamentos, crédito e inadimplência. Em outras palavras, ele indica se cada pessoa tem o hábito de pagar contas em dia ou não. Equivale a um histórico financeiro que é calculado pelos chamados birôs de crédito. São as empresas que fazem a gestão das informações de pagamentos feitos por todo mundo e que reúnem o histórico financeiro que as demais companhias adoram acessar.
Como funciona a pontuação do score de crédito?
O score tem uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Quem tem de 0 a 300 pontos está em maus lençóis — é visto como alguém que tem chances de dar o calote. Entre 300 e 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado médio. O melhor cenário é acima dos 700 pontos. É o seu caso? Então seu risco de inadimplência é considerado baixo.
"Quando o score não sobe e nem desce, significa que ele está travado", explica o advogado Rodrigo Camilo, conhecido como Doutor Score. "Você não está sendo enxergado corretamente pelos sistemas automáticos. Eles passam por você e não mudam sua pontuação. E você tem pedido muito crédito para os bancos e financeiras, fazendo com que haja muita consulta no seu CPF. Isso pode atrapalhar muito o processo de aumentar o score, mantendo-o travado".
Todo mundo sabe o que o contribui para uma pontuação baixa, mas nunca é demais repetir. Quem possui excesso de dívidas e, principalmente, está com pagamentos em atraso dificilmente é visto com bons olhos pelos birôs de crédito. Daí a importância de manter um histórico livre de dívidas e inadimplência.
Outro fator negativo envolve os órgãos de proteção ao crédito. Quem tem o nome negativado em algum deles — ou seja, está “sujo” na praça — fatalmente será penalizado na hora do cálculo do score.
Por outro lado, quem já solicitou crédito antes e pagou tudo em dia tende a conseguir mais pontuação.
Quais atitudes que podem melhorar o seu score de crédito?
1) Pague as contas sempre em dia
Para evitar contratempos, opte pela cobrança automática dos boletos de água, luz, telefone e internet. E não descuide do pagamento de carnês de loja, faturas de cartão de crédito e prestações de empréstimos e financiamentos. Pagar fora da data não equivale só a juros e multas, mas também a score de crédito mais baixo.
2) Negocie dívidas e limpe seu nome
Como já foi dito, “nome sujo” é sinônimo de pontuação baixa. Para contornar o problema, negocie suas dívidas o quanto antes. Só assim para retirarem seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.
3) Antecipe o pagamento de dívidas
Sobrou algum dinheiro? Utilize para antecipar o pagamento de prestações de dívidas. Isso vai contribuir com o seu histórico de pagamentos.
4) Atualize seu cadastro nos birôs de crédito
Boa Vista, Quod, Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Eis os quatro que você deve consultar e manter seus dados atualizados. Em caso de informações erradas, esses birôs podem prejudicar sua pontuação e atrapalhar transações.
5) Ative o Cadastro Positivo
Trata-se de um banco de dados que leva em conta os pagamentos em dia de compromissos de crédito e de consumo. A inclusão nesse cadastro ajuda a melhorar a pontuação de crédito.
Como consultar meu score de crédito?
O Serasa Score está disponível para consulta online, mas somente o próprio consumidor pode ver a sua pontuação, além das empresas que contratam o serviço.
Créditos

EXAME Solutions
EXAME SolutionsSomos o time de branded content da EXAME, que produz conteúdo de qualidade com o apoio de clientes em todas as plataformas da marca.Últimas Notícias
10 maneiras de proteger sua conta digital em caso de perda ou roubo de celular
Há uma semanaBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais