Terapia de graça? Conheça clínicas em SP que atendem quem não pode pagar
O Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise (IBCP), com sede em São Paulo, é uma das instituições que oferecem sessões gratuitas e online; OMS alerta para aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão
Modo escuro
Male patient looking at clipboard sharing his health issues with his psychotherapist on a video call. Psychologist conducting an online therapy session with his patient on a digital tablet. (Luis Alvarez/Getty Images)

Publicado em 24 de abril de 2023, 07h30.
Não é fácil resumir a complexa teoria criada por Sigmund Freud (1856-1939) para tirar do papel a psicanálise, um divisor de águas sem paralelo na história da saúde mental.
O que é psicanálise?
A psicanálise foi baseada nos pensamentos involuntários dos pacientes, aquilo que nos vem à mente sem muito filtro. Por uma série de razões que não vêm ao caso aqui, Freud se deu conta de que vale a pena permitir que os pacientes se deixem levar por esse fluxo, aparentemente desordenado, de ideias, como se faz numa conversa em que se pula de um assunto a outro.
Antes de pedir um relato minucioso da queixa ou da doença que motivou o tratamento, o pai da psicanálise insistia para que o paciente falasse tudo o que lhe desse na telha, mesmo aquilo que achasse insignificante ou sem sentido. Enfatizava, sobretudo, que nenhum pensamento considerado penoso ou vergonhoso deveria ser excluído.
A teoria freudiana vai muito, mas muito além disso, claro, mas já deu para ter uma ideia de como o tratamento com um psicanalista funciona. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de Covid-19 criou uma crise global na saúde mental e o órgão estima que, só em 2020, houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão.
Terapia gratuita em SP
Para quem não tem condições de arcar com o tratamento psicanalítico, que prevê sessões semanais, ou com os custos de outros tipos de terapias, a boa notícia é que há alternativas gratuitas.
-
Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise
O IBCP, cuja sede fica em Higienópolis, em São Paulo, está em atividade desde 2000 e pode ser considerado uma instituição freudiana ortodoxa.
Na clínica social do IBCP, os pacientes são atendidos pelos acadêmicos no último ano de formação. As sessões, sempre no mesmo dia e horário da semana, ocorrem por meio de chamadas de vídeo.
Os pacientes podem optar entre a gratuidade completa ou fazer uma contribuição simbólica, de até R$ 190 (quem pode pagar mais é encaminhado para profissionais já formados). Como a procura pela clínica social da instituição é alta, às vezes é preciso aguardar semanas até o surgimento de uma vaga. Pela mesma razão, os pacientes podem faltar no máximo três vezes. Para os interessados, os telefones do IBCP são esses: (11) 3868-4063 e (11) 94057-1182.
-
Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP)
Com sede na Vila Mariana, o SPP é outra instituição com uma clínica social para chamar de sua. Lá, o atendimento também é realizado pelos alunos do último ano do curso de formação em psicanálise. Cobra-se, no entanto, R$ 250 dos pacientes.
Já o Instituto de Psicologia da USP oferece atendimentos, supervisionados e gratuitos, para crianças, adolescentes e seus pais em situação de vulnerabilidade social e dá preferência a pessoas que vivem em instituições de acolhimento. Também são atendidas crianças e adolescentes encaminhadas por instituições parceiras (governamentais e não governamentais) e escolas. Mais informações podem ser obtidas por e-mail (tardivo@usp.br e apoiar@usp.br).
Créditos

EXAME Solutions
EXAME SolutionsSomos o time de branded content da EXAME, que produz conteúdo de qualidade com o apoio de clientes em todas as plataformas da marca.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais