Acompanhe:

O que é cartão de crédito sem anuidade e como funciona?

Entenda as entrelinhas dos contratos desse tipo de cartão e como evitar surpresas

Modo escuro

Consumidor precisa estar atento nas entrelinhas da oferta, para se ter a certeza de que realmente o cartão ofertado é realmente sem anuidade por prazo indeterminado (Guido Mieth/Getty Images)

Consumidor precisa estar atento nas entrelinhas da oferta, para se ter a certeza de que realmente o cartão ofertado é realmente sem anuidade por prazo indeterminado (Guido Mieth/Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 10 de março de 2023, 07h30.

Última atualização em 23 de março de 2023, 11h19.

As compras realizadas com cartão de crédito chegaram a R$ 2,1 trilhões em 2022, um aumento de 29,4% em relação ao ano anterior, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). 

Um levantamento da Serasa Experian, que ouviu 4.521 pessoas entre 19 de dezembro de 2022 e 9 de janeiro de 2023, mostra que 19% dos consumidores afirmam que pretendem fazer novos cartões em 2023. Entre os pesquisados, 61% revelaram que, se encontrassem todos os benefícios que necessitam em um só cartão de crédito, passariam a ter apenas um.  

Uma das vantagens procuradas pelos brasileiros é o cartão de crédito sem anuidade. Ainda segundo a pesquisa da Serasa Experian, 39% dos consumidores esperam trocar o cartão por um com mais limite em 2023. Em seguida, 16% revelam buscar por um cartão sem anuidade e 14% desejam oportunidades de programa de pontos para trocar por recompensas.

Como funciona o cartão de crédito sem anuidade?

Mas será que o cartão de crédito sem anuidade tem alguma “pegadinha”, algo que faça o barato sair caro? “Não necessariamente o cartão que não cobra anuidade terá a taxa de juros do rotativo mais alta. Embora seja uma tendência, não é regra absoluta”, afirma Rodrigo Alexandre, especialista da Proteste, organização de defesa do consumidor.

Quando se fala em cartões sem anuidade, o consumidor precisa estar atento nas entrelinhas da oferta, alerta Alexandre, para se ter a certeza de que o cartão ofertado é realmente sem anuidade por prazo indeterminado. 

Isso porque, em alguns casos, pode haver condições que devem ser cumpridas mensalmente para se alcançar o benefício da isenção da anuidade, como gastar um valor mínimo em compras.

“Essa é a grande ‘pegadinha’ que pode existir na oferta de cartões sem anuidade, e que se o consumidor não estiver atento, pode ser surpreendido por uma cobrança de anuidade que não esperava”, comenta Alexandre.

A Proteste listou alguns condicionantes que podem aparecer na oferta dos cartões sem anuidade:

1 – A isenção só ocorre no primeiro ano. A  partir do segundo, o cliente paga a fatura da anuidade normalmente;

2 – Só há isenção de anuidade se o cliente fizer uma adesão obrigatória ao clube de benefícios do cartão;

3 – Para conseguir isenção no primeiro ano, é preciso realizar gastos no cartão de crédito em até 60 dias após a contratação  

4 – A isenção da anuidade se dá somente por determinados períodos, exemplo: isenção do valor da parcela da anuidade dos primeiros seis meses, ou seja, isenção de 50% na primeira anuidade, ou apenas nos três primeiros meses;

5 – A isenção da anuidade se dá conforme políticas de desconto, ou seja, todo mês deve ser gasto um determinado valor, obrigatoriamente, para que o consumidor não pague o valor da anuidade referente à parcela daquele mês.

Cartão sem anuidade acumula milhas?

Como muita gente usa os pontos do cartão de crédito para trocar por milhas e, consequentemente, passagens áreas, vale ressaltar que alguns cartões de crédito que não cobram anuidade não oferecem esse benefício. “Normalmente, os cartões que não cobram anuidade possuem benefícios mais reduzidos em relação aos cartões que cobram anuidades, essa é a regra”, diz Alexandre.

Porém, essa não é uma regra imutável, ele continua, pois nada impede que as instituições bancárias disponibilizem para seus clientes cartões sem anuidade e que sejam participantes do clube de recompensas, possibilitando a troca de pontos por produtos ou milhas, conforme os gastos do consumidor. “Hoje, com crescimento dos bancos digitais e aumento de ofertas de cartões sem anuidade, o mercado tem se flexibilizado nesse sentido, e já é possível encontrar cartões sem a cobrança de anuidade e que possuem acesso ao clube de benefícios do banco.”

O especialista da Proteste recomenda procurar o cartão de crédito sem anuidade que tenha os juros rotativos menores. Assim, caso aconteça algum imprevisto e não seja possível quitar o total da fatura, o consumidor gastará menos com o pagamento de juros.

Quem pode ter um cartão de crédito sem anuidade?

Cada instituição financeira tem suas próprias regras para conceder cartões de crédito. No banco PAN, por exemplo, para solicitar o cartão sem anuidade basta ter renda mínima de um salário-mínimo, mas o consumidor está sujeito a análise de crédito.

Na instituição, é possível escolher entre dois cartões sem anuidade: com os parceiros Buscapé e Zoom. O primeiro conta com os benefícios da bandeira Mastercard Gold e oferece cashback de até 2% das compras na conta PAN. Já o cartão Zoom tem os mesmos benefícios de bandeira Mastercard Gold e cashback até 1%.  

Andre Nunes, coordenador de Produtos do Banco PAN, explica que a instituição conta com um portfólio de cartões de crédito que atende a todos os perfis. “Por esse motivo o PAN tem cartões sem anuidade que contam com os benefícios das bandeiras e cartões de parcerias que oferecem cashback para o cliente”, comenta. “Para clientes que querem ainda mais benefícios no cartão, o PAN tem opções de cartões das categorias Internacional/Gold/Platinum, que possuem anuidade, porém são participantes do programa de loyalty PAN Mais, que acumula pontos a cada compra e possui milhares de produtos para troca, além de opções de milhas.”

Créditos

EXAME Solutions

EXAME Solutions

EXAME SolutionsSomos o time de branded content da EXAME, que produz conteúdo de qualidade com o apoio de clientes em todas as plataformas da marca.