Semenzato, do Shark Tank, investe na rede de franquias Instituto Gourmet

O empreendedor, dono de marcas como Espaçolaser e Instituto Embelleze, comprou participação minoritária na rede de escolas de culinária capixaba
 (SMZTO/Divulgação)
(SMZTO/Divulgação)
P
Primeiro Lugar

Publicado em 30/01/2020 às 08:00.

Última atualização em 30/01/2020 às 09:00.

O Instituto Gourmet é a nova aposta do empreendedor José Carlos Semenzato, dono do grupo SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais. O jurado do programa Shark Tank Brasil decidiu investir neste mês na rede de franquias de escolas de culinária fundada em 2014 por Lucilaine Lima no Espírito Santo.

A rede, que tem 50 unidades em operação, faturou 40 milhões de reais em 2019 ensinando diferentes estilos de cozinha e já formou mais de 23 mil alunos. Com o aporte, os sócios querem dobrar o número de unidades pelo país neste ano e contratar uma importante personalidade de televisão como garota propaganda o nome ainda não foi revelado. O objetivo é terminar 2020 com faturamento de 70 milhões de reais.

As conversas entre o Instituto Gourmet e a SMZTO acontecem desde outubro de 2018. Semenzato explica que a holding adota um processo de auditoria e negociação longo para garantir a compatibilidade dos negócios. “Em média, a gente fala com 20 a 30 empresas até que um negócio dê certo”, conta.

O empresário, que é dono de marcas como Espaçolaser, Oakberry e Instituto Embelleze, não revela de quanto foi seu investimento na rede de franquias capixaba. “Tenho adquirido participação minoritária em companhias com valor de mercado entre 40 e 50 milhões de reais”, diz. Nos próximos três anos, ele planeja que SMZTO faça de cinco a dez aquisições, cada uma com cheque entre 7 e 15 milhões de reais.