Nosso Olhar: Feminismo e redução da desigualdade social com Anne Williams

A fundadora e presidente do Instituto Nelson Williams conversa com Yasmine McDougall Sterea, sobre redução da desigualdade social e feminismo
 (Divulgação/Exame)
(Divulgação/Exame)
Por Nosso OlharPublicado em 01/12/2021 16:05 | Última atualização em 03/12/2021 14:10Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Com Anne Williams, fundadora e presidente do Instituto Nelson Williams, o tema da entrevista é redução da desigualdade social.

A advogada, administradora e especialista em gestão da inovação social, escreveu o livro Empreendedorismo Social e fundou a organização sem fins lucrativos com foco no empoderamento social. Os projetos de instituto já impactaram diretamente 22 mil pessoas.

A conversa inicia com o tópico do feminismo e a luta de gêneros. "O que é ser feminista hoje? É lutar por direitos mínimos de existência, por direitos básicos de existência, por por essa troca e por esse reconhecimento de igualdade e de equidade pra que a gente entenda e exerça na nossa sociedade", comenta Williams.

Anne comenta sobre as ações com mulheres no Instituto. "Todas as nossas ações também focam para que mais pessoas tenham a compreensão do que seria uma sociedade com menos vulnerabilidade, com mais igualdade, com mais equidade, mais democrática para que elas possam acessar um mundo com mais oportunidades e que tenham ferramentas pra acessar essas oportunidades"

A conversa segue com assuntos como liderança feminina. "Ainda tem muito tabu em relação ao posicionamento de uma mulher. Muitas vezes ao se posicionar de uma forma mais assertiva, mostrando o seu valor, ainda é visto como grosseria, como uma mulher 'mal amada' ou de um jeito preconceituoso. Muitas mulheres não se posicionam já com receio disso", comenta.

Perspectiva de gênero em leis e iniciativas, racismo estrutural e violência contra a mulher são alguns dos assuntos abordados na conversa.

As entrevistas do canal estão disponíveis na página do YouTube da Exame, com vídeos novos quinzenalmente às quartas-feiras.