PLANO B, todo mundo precisa de um ou Como driblar a crise decolando seu Plano B

Os avanços tecnológicos anunciam a chegada de uma nova era. A globalização, as crises financeiras cada vez mais frequentes, a inserção digital, a cultura do free, o surgimento da economia compartilhada, a internet das coisas … estamos vivendo um período de forte quebra de paradigmas e mudanças profundas na sociedade. Outro dia eu ouvi algo muito interessante [sobre o casamento]. Antigamente os casais trocavam juras de amor na frente de […] Leia mais
M
Mundo do dinheiro

Publicado em 13/11/2015 às 22:28.

Última atualização em 24/02/2017 às 07:51.

Os avanços tecnológicos anunciam a chegada de uma nova era. A globalização, as crises financeiras cada vez mais frequentes, a inserção digital, a cultura do free, o surgimento da economia compartilhada, a internet das coisas … estamos vivendo um período de forte quebra de paradigmas e mudanças profundas na sociedade.

Outro dia eu ouvi algo muito interessante [sobre o casamento]. Antigamente os casais trocavam juras de amor na frente de um padre, prometiam fidelidade e ficar juntos “até que a morte” os separasse. E era justamente o que acontecia, o “para sempre” era mais curto, pois as pessoas viviam menos. Hoje o desafio é maior, dado que a nossa expectativa de vida aumentou consideravelmente (risos). Brincadeiras a parte, é fato que estamos vivendo mais, segundo o IBGE a expectativa de vida do Brasileiro aumentou para 74,9 anos. Por outro lado, a previdência está quebrada. De modo que a conta não fecha! Aquele plano de estudar numa boa faculdade, trilhar uma carreira corporativa e se aposentar, está em xeque!

Então, como navegar nesse novo mundo? Reinventando-se periodicamente.

E é por isso que eu fui lá para Ilhabela, um paraíso no litoral norte de SP, conhecer o novo projeto do meu querido amigo e deal maker, Ricardo Bellino, que acabou de lançar o “PLANO B“. Trata-se de um programa de mentoria ministrado pelo próprio Bellino com a participação de convidados especiais, como a incrível Robervânia Albuquerque, o grande Renato Nogueira (da Microlins), o sensacional Ronaldo da Silva Pereira Junior (CEO e sócio da Óticas Carol), o queridíssimo empresário Jota Abussafi (fundador da Jota Mais), o ex-professor de matemática Antônio Carbonari Netto (da Anhanguera), a doce Gisela Heise e o encantador Khristian Paterhan (criador do Sistema Eneagrama 360°).

Uma turma de 20 pessoas – dispostas a virar a mesa, mudar suas histórias e substituir o Plano A – passou uma semana em imersão com esse time de mentores. O dia começava com aulas de Yoga na praia e logo no café da manhã, o contato com os outros integrantes do programa era um convite à reflexão, um antídoto à crenças limitantes. [Cada participante ganhou 5 camisetas com frases estampadas – selecionadas pelo Bellino, para ser usadas durante o treinamento]

O que mais me chamou a atenção foi o entusiasmo contagiante do Bellino, que acabava por impulsionar as pessoas em direção aos seus sonhos. Foi o fato de saber que o projeto “Plano B”, é o Plano B dele mesmo.

Vou emprestar as palavras do Fernando Pessoa para sintetizar o conteúdo do “Plano B”:

“Para ser grande, sê inteiro: nada
 Teu exagera ou exclui.
 Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
 No mínimo que fazes …”

Confira o vídeo que eu gravei com o Bellino em Ilhabela, durante a realização do PLANO B:


[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8_mduKxHBy8?version=3&fs=0&rel=0&wmode=opaque&w=640&h=387%5D

* Inscreva-se no canal: Mundo do Dinheiro e não perca os vídeos novos – publicados semanalmente.

Insights:

* crise é sinônimo de oportunidade.

* pessoas e negócios precisam de um propósito. Não somos apenas veículos, instrumentos operacionais de ações repetitivas buscando simplesmente sobreviver.

* quem boicota suas ideias são seus amigos (e familiares) e não seus inimigos.

* as pessoas fazem as coisas acontecer; as pessoas impedem que as coisas aconteçam.

* dê o melhor de você e tire o melhor das pessoas.

* OPM (other people’ money) – faça negócios com o dinheiro dos outros.

* o suceso inspira, mas só o fracasso ensina.

* “o impossível é tudo aquilo que ainda não foi feito” – Nelson Mandela

Sessão Q&A:

P: Como fechar uma parcerias com grandes players?

R: Deixando o seu entusiasmo pelo projeto/ideia transparecer. O potencial sócio quer ter a certeza de que você vai de fato executar e implementar o projeto até o final. O segredo para fechar uma parceria é a naturalidade. A verdade é a melhor ferramenta de vendas do mundo. Não tente ser outra pessoa, não tente replicar discursos prontos, não foque em apresentar power points impecáveis, seja você mesmo!

P: Me fale um pouco sobre a metodologia que você utiliza nas sessões individuais que ocorrem durante o treinamento.

R: O conceito por trás das minhas sessões one to one é muito simples e está baseado em ouvir as palavras não verbais e principalmente não julgar pessoas ou ideias. Meu principal objetivo é estabelecer uma conexão sutil com cada um, sem deixar de lado a minha brutal sinceridade para desconstruir estados mentais negativos, de forma que a partir daí possamos juntos reconstruir cenários, contextualizando e potencializando as ideias. Durante o processo, utilizo a minha intuição para disparar novas ideias que permitam aos participantes acreditar no impossível e mudar de atitude, aceitando os riscos, que são inerentes as mudanças e a necessidade de assumir uma atitude destemida. E o mais importante de tudo,  aceitar que para subir os degraus do sucesso muitas vezes vamos cair e que precisamos levantar e continuar.

Depoimentos de participantes do “Plano B”:

Fabricio Morini – fundador da escola de aviação civil Morini Air: “Foi uma experiência realmente muito enriquecedora participar da 1ª edição do Plano B, em Key Biscayne, Flórida. Tive a oportunidade de apresentar ao Bellino um projeto “monomotor” e sai de lá com um Legacy (private jet mais famoso do mundo, produzido pela Embraer). Tinha nos meus planos uma escola prática de pilotagem, e com a visão aeroespacial do Bellino, ele construiu um cenário inimaginável e trouxe para o negocio ninguém menos que Ozires Silva, a quem iremos render uma justa homenagem batizando a nossa academia de aviação com o seu nome, Ozires Silva Aviation Academy.” 

Francisco de Assis – fundador da badalada casa noturna Sky Room (em Ribeirão Preto – SP): “Ao participar da 2ª edição do Plano B, em Ilhabela, minhas expectativas foram totalmente superadas. Eu costumo dizer sempre, que eu só quero ser do meu tamanho. E isso continua assim, mas antes eu não acreditava que pudesse ir tão além. Eu esbarrava em algumas barreiras psicológicas e o Plano B me potencializou. Para mim foi uma experiência fantástica. Eu tinha um projeto de um prédio de 4 andares, o Bellino transformou num de 40. Sem contar as pessoas maravilhosas que conheci e com quem pretendo fazer negócios no futuro. Valeu cada centavo!”

Gostou do conteúdo? Para ser avisado quando publicarmos um novo artigo no blog cadastre-se aqui e não perca nada! 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)