Logo Teremos mais Opções & sobre Ações

Boas notícias para quem quer utilizar as opções sobre ações como forma de proteção em suas estratégias de investimento. A BMF&Bovespa abriu consulta pública para a escolha de “formadores de mercado” para opções sobre ações e outros instrumentos financeiros. O formador de mercado é um intermediário financeiro (corretora de valores) que assume o compromisso junto à bolsa de prover liquidez, sob determinadas condições, para certos ativos negociados em bolsa. Conforme […] Leia mais
I
Investidor em Ação

Publicado em 02/02/2011 às 15:11.

Última atualização em 24/02/2017 às 13:19.

Boas notícias para quem quer utilizar as opções sobre ações como forma de proteção em suas estratégias de investimento. A BMF&Bovespa abriu consulta pública para a escolha de “formadores de mercado” para opções sobre ações e outros instrumentos financeiros. O formador de mercado é um intermediário financeiro (corretora de valores) que assume o compromisso junto à bolsa de prover liquidez, sob determinadas condições, para certos ativos negociados em bolsa.

Resultados possíveis na data de vencimento

Conforme comentamos em nossos posts de 21/11/10 e 01/12/10, “Opções: o que são e para que servem – partes 1 e 2″, as opções sobre ações se constituem como ótimas alternativas para a montagem de estratégias de compra de ações. Por meio delas pode-se minimizar o risco de perda potencial, caso o mercado venha a sofrer uma forte queda. Além disso, podem ser utilizadas para a proteção de posições de ações por meio de estratégias como a venda coberta de opções – entre outras.

Entretanto, um problema recorrente para essas estratégias é a falta de liquidez no mercado para opções sobre as ações de várias companhias. Até o momento, o mercado brasileiro concentra as operações de opções sobre as ações de Petrobras PN (PETR4), Vale PN (VALE5) e, em menor escala, sobre as ações de OGX Petróleo ON (OGXP3) e BM&FBovespa ON (BVMF3). Os investidores encontram dificuldade para “operar” opções de outras ações como, por exemplo, Itaú Unibanco (ITUB4) e Gerdau S.A.(GGBR4), assim como muitas outras ações que possuem alta liquidez nas negociações à vista.

Dessa forma, a BMF&Bovespa inicia nesse momento um processo que visa a selecionar, em 4 etapas distintas, formadores de mercado para opções sobre ações de dez companhias negociadas na bolsa, além do próprio índice Ibovespa. Vale lembrar que tanto as opções sobre PETR4 quanto as sobre VALE5 estão excluídas do processo, uma vez que já possuem suficiente liquidez.

Resultados possíveis na data de vencimento

Conforme o comunicado da bolsa, divulgado há poucos dias, após terminado o período de audiência pública – período no qual sugestões concernentes ao processo de seleção dos formadores de mercado poderão ser encaminhadas à bolsa por participantes do mercado -, serão escolhidos os intermediários do mercado que darão liquidez às opções: “em um primeiro momento, serão selecionadas três instituições para realização da atividade de formador de mercado para opções sobre OGX Petróleo e Gás Participações S.A. e sobre – Itaú Unibanco Holding S.A.; depois na etapa 2 foram eleitas as opções sobre ações da BM&FBOVESPA S.A. e da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.; na etapa 3 foram as opções sobre ações do Banco Bradesco S.A. e da Gerdau S.A. e, para a etapa 4, foram escolhidas as opções sobre ações da Cia Siderúrgica Nacional, PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações e Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações.”.

Percebe-se que a BMF&Bovespa elencou uma gama variada de setores de atividade econômica negociados em bolsa para as quatro primeiras etapas desse processo: prospecção e refino de petróleo e derivados; bancos e serviços financeiros; siderurgia e, por fim, o setor de construção. A escolha já permite a composição de um “portfolio” diversificado de ações e a elaboração de estratégias com opções sobre essas ações.

Espera-se que o processo não termine por aí. Na medida em que o mercado de opções for ganhando mais liquidez para as ações-objeto listadas acima, a bolsa deverá reiniciar o programa de desenvolvimento de formadores de mercado para opções sobre ações de novas companhias. É esperar para ver. Bons negócios!!!

http://www.investcerto.com.br

http://www.twitter.com/investcerto