ETF& Forma Inteligente de Investir em Ações

Uma das coisas mais difíceis para qualquer investidor é tomar a decisão sobre a compra (ou venda) de uma ação em bolsa. Tanto a escolha da ação para investir, como a forma pela qual esse investidor pode compor a sua carteira de ações e outros instrumentos de investimento é uma tarefa complicada. Isso não é privilégio dos investidores leigos, já que também constitui um desafio para profissionais de investimento com […] Leia mais
I
Investidor em Ação

Publicado em 22/03/2011 às 17:17.

Última atualização em 24/02/2017 às 10:22.

Uma das coisas mais difíceis para qualquer investidor é tomar a decisão sobre a compra (ou venda) de uma ação em bolsa. Tanto a escolha da ação para investir, como a forma pela qual esse investidor pode compor a sua carteira de ações e outros instrumentos de investimento é uma tarefa complicada. Isso não é privilégio dos investidores leigos, já que também constitui um desafio para profissionais de investimento com experiência.

Será que investir em uma ação que vem tendo desempenho abaixo do mercado é uma boa alternativa? Ou será que escolher uma ação que tem tido desempenho superior ao do mercado representa uma opção mais adequada? Qual das duas alternativas é mais interessante?

O conhecimento de métodos de análise de investimento como a análise fundamentalista ou a análise técnica (grafista) ajudaria muito na decisão; mas, geralmente, o investidor leigo não domina essas metodologias.

A teoria de finanças nos ensina que é melhor não colocar todos os ovos na mesma cesta; ou seja, deve-se diversificar o investimento em várias ações de diferentes setores de atividade para que se minimize o chamado risco não sistemático – aquele que é passível de diversificação.

O risco total de uma carteira diversificada de ações geralmente é inferior ao risco total de investir em uma única ação; onde não há meio termo: ou se faz a escolha certa e a ação tem um bom desempenho, ou se erra e a ação cai (é claro que ela poderá permanecer “de lado”, sem subir nem cair).

Dessa forma, tendo em vista que o investidor pretende comprar ações, uma alternativa muito interessante para diversificar sua carteira de ações é investir em um (ou vários) ETF’s – Exchange Traded Funds -, que são fundos de ações de vários setores de atividade negociados em bolsa.

A diferença entre esses ETF’s e os fundos de ações tradicionais é que eles são negociados em bolsa – e por isso têm o valor de suas cotas oscilando ao longo do dia -, diferentemente dos fundos de ações tradicionais. Além disso, tendem a ter taxas de administração (custos operacionais) inferiores ao de seus primos-irmãos, os fundos tradicionais.

Há vários ETF’s sendo negociados na BM&FBovespa atualmente. Há um ETF que replica o comportamento do próprio índice Ibovespa (BOVA11), outro que replica o comportamento do índice IBrX-100 (BRAX11), há o que foca em companhias de média capitalização na Bovespa – “Mid Large Caps” – (MILA11), o de companhias de baixa capitalização – “small caps” – (SMAL11); há também um fundo de índice do setor de consumo (CSMO11) e outro fundo que contempla o setor imobiliário (MOBI11) da bolsa.

Como se pode ver há várias alternativas de investimento, sendo que é possível montar uma carteira diversificada de ações com valor de investimento relativamente pequeno, frente ao que seria necessário para fazê-lo com ações dessas companhias e, muitas vezes, por meio dos fundos de investimento tradicionais em ações.

Para maiores detalhes sobre o regulamento, mecanismos operacionais e informações sobre os ETF’s disponíveis para negociação na BM&FBovespa, acesse os seguintes links.

http://www.bmfbovespa.com.br/etf/EtfDetalhe.aspx?Codigo=BOVA11&idioma=pt-br

http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/BRAX11.htm

http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/MILA11.htm

http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/SMAL11.htm

http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/CSMO11.htm

http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/MOBI11.htm

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2010/Negociar-Fundos-de-Indice-ETFs-ficou-mais-facil-2010-08-02.aspx?tipoNoticia=1&idioma=pt-br

http://www.bmfbovespa.com.br/etf/perguntas-frequentes-ETFs.aspx?idioma=pt-br#06

http://www.bmfbovespa.com.br/etf/download/RegulamentoiBovespa.pdf

http://www.tvbvmf.com.br/Videos/730

http://en.wikipedia.org/wiki/Exchange-traded_fund

Consulte a sua corretora de valores a respeito dos ETF’s e bons negócios!

http://www.investcerto.com.br

http://www.twitter.com/investcerto