Impacto Social: seja bem-vindo(a) ao blog

Aqui você encontrará discussão sobre geração de valor social nos negócios, além de iniciativas de organizações que produzem impacto
Sustentabilidade: o blog busca divulgar boas práticas para projetos que tragam impacto socioambiental positivo (Witthaya Prasongsin/Getty Images)
Sustentabilidade: o blog busca divulgar boas práticas para projetos que tragam impacto socioambiental positivo (Witthaya Prasongsin/Getty Images)
I
Impacto Social

Publicado em 25/05/2020 às 10:53.

Última atualização em 31/01/2022 às 11:09.

Seja bem-vindo(a) ao blog Impacto Social. Aqui você encontrará discussão sobre geração de valor social com base em boa teoria e evidências, além de iniciativas de organizações que produzem impacto! Mas como saber se um projeto realmente causou impacto?

Quando tentamos responder a essa pergunta, estamos interessados em comparar o que ocorreu após a implementação do programa em relação ao que teria acontecido na ausência da iniciativa. Em algumas situações é possível verificar os dois estados. Por exemplo¹, se quisermos avaliar o impacto do uso de óculos para alguém que tenha problemas de visão, basta pedir que a pessoa faça um teste de leitura com e sem óculos. No entanto, em muitos casos, observamos apenas um dos estados, uma vez que, ou a pessoa é assistida por um projeto ou não. Para estas situações, os métodos de medição de impacto nos ajudam muito a encontrar respostas.

Uma forma muito utilizada pelos gestores de projetos para avaliar o impacto de determinada atividade é comparar um indicador antes e depois da intervenção. Trata-se de uma tentativa válida, no entanto, muitas vezes essa metodologia pode levar a interpretações equivocadas. Por exemplo, imagine que se queira avaliar o impacto de aulas de informática sobre as notas de matemática dos alunos. Ao se comparar apenas as notas antes e depois da introdução do novo curso, o gestor pode concluir que o acesso aos computadores causou uma melhora nas notas. No entanto, ao fazer isso, desconsidera-se uma série de outros fatores, tais como uma possível melhoria na gestão escolar, a introdução de aulas de reforço, por exemplo, que poderiam ter acontecido no mesmo momento e influenciado também o desempenho escolar. Dessa forma, uma conclusão direta de que as aulas de informática causaram uma melhoria nas notas poderia estar equivocada.

Você já parou para pensar como a indústria farmacêutica testa se um medicamento é eficiente? Trata-se de um problema muito parecido ao descrito acima. Para saber a eficácia do produto, a empresa gostaria de medir a saúde do paciente com e sem tratamento. No entanto, ela somente observará a saúde do paciente com OU sem medicação (nunca com E sem medicamento). Uma das soluções encontradas foi dividir, de modo aleatório, o grupo de doentes entre aqueles que receberão o medicamento e aqueles que serão tratados com pílulas de mentira (o famoso placebo). Soluções muito parecidas também podem ser adotadas para se avaliar o impacto de projetos.

Ficou interessado? Acesse a nova versão do Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental do Insper Metricis e conheça outras alternativas de como mensurar o impacto de projetos socioambientais.

¹Exemplo baseado no Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental do Insper Metricis