Resolução de Ano Novo: Volte a ser Criança

A vida de uma pessoa tem em média 4 mil semanas. Na prática, é muito pouco tempo para procrastinar e não evoluir
Como conselheiro de várias startups e mentor de outras tantas, eu busco sempre aprender algo novo (Frederico Pompeu/Divulgação)
Como conselheiro de várias startups e mentor de outras tantas, eu busco sempre aprender algo novo (Frederico Pompeu/Divulgação)
F
Frederico PompeuPublicado em 11/12/2021 às 16:48.

*Por: Frederico Pompeu

Quem costuma me acompanhar por aqui sabe que tenho uma filha pequena, no caso, de 4 anos. Pietra, esse é o nome da minha princesa, tem a curiosidade aguçada, característica marcante das crianças dessa idade. Semana passada, fomos assistir a chegada do Papai Noel aqui na Faria Lima, que desta vez chegou num estiloso calhambeque. Excitadíssima com a chegada triunfal e, naturalmente com a expectativa dele já ter trazido o seu presente, ela virou uma verdadeira metralhadora de perguntas, que foram desde “cadê as renas?” até “será que ele vai se lembrar que eu quero uma caixa de maquiagens”? Essa idade é realmente uma delícia.

 

Quando era pequeno, meus pais sempre me incentivaram a aprender novas línguas. Eles acreditavam que deveria aprender algum outro idioma além do português e do inglês, para ter um diferencial na minha vida profissional. E foi assim que, com a Alemanha despontando como um dos países líderes da comunidade europeia, acabei aprendendo alemão. Não, não sou fluente na língua germânica, mas estudei o suficiente para em uma das aulas aprender a palavra Neugier, a tradução alemã para curiosidade. Neugier é uma combinação de duas outras palavras: Neu e Gier. Neu significa “novo”, enquanto Gier significa “ambição”, ou seja, “A ambição pelo novo”.

 

Como conselheiro de várias startups e mentor de outras tantas, eu busco sempre aprender algo novo. Novas maneiras de gestão, novas soluções ou mesmo formas de resolver problemas. Primeiro peço para o empreendedor me apresentar a sua empresa e depois peço para alguns funcionários me apresentarem a sua versão. O curioso é que muitas vezes parecem empresas diferentes, mas não importa. O importante é entender as dores e oportunidades daquele negócio, na visão dos diferentes participantes. Como diz aquela piada, fico rouco de tanto ouvir.

 

Uma vez no Board, sou eu quem busco assumir o papel de provocador. Com o tempo aprendi, que é muito mais importante fazer as perguntas certas, do que saber todas as respostas. Promover novas ideias, pensar fora da caixa, sugerir M&As improváveis ou mesmo novas linhas de negócios, ajuda os empreendedores a não só tirá-los da zona de conforto, mas também a pensar melhor as suas companhias. A zona de conforto é um lugar perigoso. Ela te impede de melhorar, de buscar todas as oportunidades que você é capaz de alcançar e te deixa infeliz. Se há algo que o prepara para o futuro, é sua avidez pelo novo. Novos insights, novas opiniões, novas informações, novos estímulos, novas ideias.

 

A vida de uma pessoa tem em média 4 mil semanas. Na prática, é muito pouco tempo para procrastinar e não evoluir. Na minha profissão, tenho o privilégio de conhecer e conviver com pessoas incríveis. Empreendedores e empresários que fizeram acontecer. Que insistiram e persistiram, mesmo sob as condições mais adversas. E, acredite, a vida de ninguém é um mar de rosas. Parafraseando Rocky Balboa: “Ninguém vai bater tão forte como a vida, mas a questão não é o quão forte você consegue bater. É o quão forte você consegue apanhar e continuar seguindo em frente. É o quanto você consegue aguentar e continuar seguindo em frente. A vitória é feita assim”.

Por isso, sendo a última coluna do ano, época que todo mundo acaba parando para refletir sobre tudo que passou, fazendo planos para o futuro, queria que você se lembrasse da pequena Pietra, quando estiver pulando suas sete ondinhas, no dia 31 de Dezembro. Deixe a curiosidade fluir de novo. Desperte sua criança interior e comece a perguntar "por quê" novamente. Tenho certeza de que muitas respostas aparecerão a partir daí. 


Ah, e para quem ficou curioso se a Pipi vai ganhar sua caixa de maquiagens, ela já está garantida. O Papai Noel é meu amigo e me confidenciou que já está no trenó ;o)

Boas Festas e um ótimo 2022 para você, meu leitor e toda sua família.