Você perde oportunidades por escrever errado

O impacto dos erros de comunicação nos negócios e vida financeira das pessoas.
E
Etiqueta FinanceiraPublicado em 28/06/2019 às 13:46.

O  tempo parece correr rápido demais e nesse ritmo frenético do dia a dia, muitas pessoas acabam utilizando de abreviaturas que não existem, além de muitas gírias, fatos constatados, principalmente, através de mensagens nas redes sociais.

Outras, simplesmente agridem o idioma português com erros grosseiros de grafia e concordância, "fasso" no lugar de faço, "a" sem "h" para se referir a tempo passado e com crase para o tempo futuro são equívocos constantes.

Essa prática, muitas vezes, acaba  contaminando a população, que passa a falar e escrever errado. Ninguém precisa ser tão perfeito como o escritor Machado de Assis, mas falar e escrever corretamente, ainda que de forma simples, é fundamental para qualquer tipo de profissão.

Outro detalhe importante é a apresentação. Talvez pouca gente perceba, mas será que alguns negócios não deixaram de ser realizados por esses detalhes? Será que um profissional muito competente em sua profissão não perdeu a promoção por isso? Imaginem alguém escrevendo uma proposta cheia de erros. Certamente, ficará em descrédito.

Você entregaria sua empresa e/ou o atendimento de seus clientes mais importante a quem fala poblema ou criente?

Assim, acontece com a comunicação verbal. Numa entrevista para emprego, o candidato erra na concordância, mescla gírias e, tudo isso mascando chiclete. Por mais descontraída que seja a vaga de emprego, certamente será descartado.

A falha nos diferentes níveis de ensino produz redações absurdas. Verdadeiros modelos de como não se deve escrever. Além de fugirem do tema cometem erros primários. O pior de tudo é que esses erros grosseiros afetam até mesmo pessoas com graduação superior. Por isso, estudantes e profissionais devem se dedicar mais à escrita correta, assim como se expressar de forma clara, sem os vícios de linguagem.  

Uma boa comunicação abre caminhos. Isso não quer dizer que você deva decorar um texto e sair disparando a decoreba,  como muitos funcionários de telemarketing fazem. Isto o afasta do cliente. Também não adianta utilizar vocabulários pouco usuais só para querer impressionar o cliente. Boa comunicação é falar e escrever corretamente e com clareza.  Agindo assim, você estará dando o primeiro e fundamental passo ao seu emprego ou fechamento de negócios.

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro
Instagram @academiadodinheiro
Youtube Academia do Dinheiro