Ibov rompeu 100.000 pontos, agora muita gente perde dinheiro

BOLSA EM ALTA REQUER MAIS PACIÊNCIA DOS INVESTIDORES
E
Etiqueta FinanceiraPublicado em 21/06/2019 às 16:24.

Em plena véspera do feriado de Corpus Christi, o IBOVESPA, principal índice da Bolsa brasileira, teve uma alta de 0,9% e bateu recorde com 100.303,41 pontos, o maior nível da história.

É a primeira vez que o índice fecha acima dos 100 mil pontos e atinge essa marca.

Ainda na quarta-feira, o dólar comercial  caiu 0,25% e fechou o dia em R$3,85, a menor cotação desde o dia 10 de abril. Vale lembrar que, no mesmo dia, o Ministro da Justiça Sérgio Moro esteve no senado dando explicações sobre um suposto diálogo hackeado e que poderia ter reflexos no mercado financeiro.

Porém, o mau humor ficou distante. Fatores externos como o sinal de corte nos juro dos Estados Unidos ajudaram a manter o bom humor.  Mesmo com o recorde de quarta-feira, a pontuação registrada em  20 de maio de 2008, quando o Ibovespa atingiu 73.516 pontos em termos nominais, foi bem superior.

Se esse número fosse corrigido pela inflação acumulada desde aquela data, o recorde de 2008 seria equivalente, hoje, a 137.470 pontos. No entanto, a alta desta semana deve ser saudada como um resultado altamente positivo. Vale lembrar que, este ano, a Bolsa subiu mais de 14%, praticamente a mesma valorização registrada em todo o ano passado, que foi de 15%.

Ainda assim, há expectativa de que o Ibovespa poderá subir  mais até o final do ano, principalmente se o governo conseguir aprovar as reformas. Vamos ver como vai se comportar o mercado nesta sexta-feira, até agor enquanto eu escrevo, vai bem.

Como a economia ainda não está estabilizada, devem ocorrer muitas oscilações até o final de 2019. Investir em ações da bolsa neste momento é para quem tem condições de esperar resultados a longo prazo. Os investidores precisam ter paciência.

Uma coisa é certa cotações sobem e descem o problema está em saber quando isso acontecerá. O pequeno investidor e poupador tem como costume se animar nesses momentos de alta e quebra positiva de recordes e, de se desesperar, de “panicar” , quando a inevitável queda vem.

Ninguém sabe quando a queda virá e o que a provocaria, mas acredite, acontecerá e muito antes desses animados novos investidores terem ganhos realmente expressivos.

Bolsa se compra na baixa e se vende na alta. Quando está batendo recordes estamos na baixa ou na alta?

Mauro Calil é Fundador da Academia do Dinheiro
Instagram @academiadodinheiro
Youtube Academia do Dinheiro