Um conteúdo GOTOSHOP

O retorno das câmeras instantâneas! Sim, vale a pena ter uma

Populares nos anos 80, elas voltaram com tudo e já viraram objetos de desejo
E
Escolha InteligentePublicado em 18/06/2018 às 10:00.

Dada como morta e enterrada em 2001, com a popularização dos modelos digitais, a câmera instantânea ganhou fôlego inesperado, empunhada por jovens que nem nascidos eram nos áureos tempos da Polaroid. O movimento começou na Europa e nos Estados Unidos em 2009, depois que ex-engenheiros da empresa conseguiram recompor a fórmula de fabricação do filme instantâneo e o relançaram no mercado. Desde então, se disseminou no Brasil entre os jovens, que redescobriram o prazer de clicar e revelar com a própria câmera. Atualmente, o produto atinge todas as faixas etárias, e já existem modelos para todos os gostos e bolsos.

Nos novos tempos, como não podia deixar de ser, faz parte da brincadeira fotografar a foto e compartilhá-la em redes sociais como Twitter e Instagram. Algumas câmeras até já permitem fazer tudo ao estilo digital, eliminando a parte do papel, mas poucos querem. A graça é preservar aquela moldurinha com ar de relíquia.

Parte dos novos modelos de revelação instantânea permite ver e editar a imagem antes de imprimi-la. Os filmes de hoje estão vários degraus acima dos antecessores: as cores não mais desbotam rapidamente e acabou aquela história de tampar o papel que sai da máquina (a luz, naquele momento, transformava a foto em um borrão preto).

Novos modelos

A empresa fotográfica Fujifilm lançou, no ano passado, um novo modelo de sua famosa câmera instantânea, a Instax. A versão Square SQ10 une as funções analógica e digital. A foto sai impressa na hora e é possível armazenar cinquenta cliques em sua memória. As imagens aparecem em um visor na parte de trás da máquina. Dá para ajustar o brilho e a intensidade da luz, além de escolher entre dez filtros. Isso antes ou depois de tirar a foto, o que evita a impressão com resultados indesejados.

Vantagens: filtros para você editar e processar as imagens, criando fotos exclusivas, marcador de data e hora, disparador automático, definições de flash selecionáveis e zoom digital para aplicar nas fotos impressas.

Câmera Instantânea Fujifilm Instax Square SQ10. Veja oferta

Menor e disponível em diversas cores, a Instax mini 70 apresenta um novo modo 'Selfie' para tirar fotos perfeitas. Basta pressionar o botão selfie ao fotografar e a câmera irá ajustar automaticamente a distância focal e a luminosidade para o nível ideal. O controle automático de exposição obtém a iluminação adequada. Pressione o botão do obturador e a câmera irá detectar automaticamente a luminosidade ao redor e ajustará a velocidade do obturador e o flash. Suas fotos terão uma luminosidade natural, mesmo quando fotografar em ambientes fechados, como uma festa ou casamento. Ela pode ser encontrada em seis cores diferentes: branco, amarelo, azul, vermelho, dourado e preto.

Câmera Instantânea FujiFilm Instax Mini 70. Veja oferta

A Instax Wide 300 tem recursos avançados, como soquete do tripé, localizador de imagens reais e seletor com anel da lente com definição da zona de foco. Ela tira fotos em tamanho grande, formato ideal para fotos instantâneas em festas, projetos escolares, artesanato, aplicações comerciais e muito mais.

Câmera Instantânea Fujifilm Instax Wide 300. Veja oferta

A Instax Mini 9 determina automaticamente o melhor brilho para tirar uma foto e se ilumina até a configuração mais adequada com base no ambiente. Com essa câmera, é possível tirar fotos com aproximação de até 35 cm de distância.

Câmera Instantânea Fujifilm Instax Mini 9. Veja oferta

Por dentro das câmeras instantâneas

Você não tem ideia de como a foto é revelada instantaneamente? Depois do clique, a luz do ambiente entra pela objetiva, reflete-se em um espelho posicionado na diagonal que concentra a luz e reflete a imagem diretamente na superfície do filme. O obturador se fecha, bloqueando a entrada de luz para evitar que o filme se queime. O processo de revelação é o mesmo de um filme comum, a única diferença é que ele acontece no próprio papel fotográfico. O filme passa entre dois roletes, que estouram uma bolha com reagentes químicos – uma mistura de bloqueadores de luz e ácido neutralizador. O líquido é espalhado para o meio do papel-filme, que é composto de várias camadas químicas sensíveis à luz. Cada uma reage de uma maneira diferente, dependendo da intensidade e das cores presentes nos raios de luz provenientes do cenário fotografado. Os reagentes penetram nas camadas do filme e ativam os reveladores, que soltam as tintas coloridas para formar a foto na camada da imagem. Os reagentes dissolvem os bloqueadores de luz, que, com a reação química, ficam mais claros. A imagem já está revelada, mas o clareamento faz com que ela apareça aos poucos, dando a impressão de estar se formando só depois que sai da câmera.

E as câmeras digitais?

Para quem prefere as câmeras digitais, seja por motivos pessoais ou profissionais, a variedade também é grande. Conheça alguns modelos, especificações e finalidades.

Câmera Nikon D5300 com Lente AF-P DX 18-55mm VR. A máquina captura impressões de alta resolução, JPEG e RAW, e ainda fotos e vídeo HD 1080p através do sensor CMOS de formato DX de 24.2MP. Além disso, o design do sensor omite um filtro low-pass óptica, a fim de adquirir a maior quantidade de nitidez e detalhe de assuntos. O processador EXPEED 4 também permite uma grande velocidade em todo o sistema de câmera e inclui suporte para Full HD 1080p, gravação de filme e uma taxa de disparo contínuo com resolução total de 5 fps.

Canon Powershot Sx530 Hs. A câmera possui 6 megapixels, bateria recarregável de Lí-on, Super Zoom Óptico 50X. Filma em Full HD - Wi-Fi. Tem microfone embutido e lente grande angular de 24mm.

Câmera Canon EOS 6D. A câmera possui um sensor CMOS full-frame de 20.2 megapixels, ampla faixa de ISO de 100-25.600, expansível para L: 50, H1: 51200 e H2: 102400 com incrível qualidade de imagem, mesmo com pouca luz, e o processador de imagem DIGIC 5+, que oferece redução de ruído e velocidade de processamento excepcional. Um novo Auto Foco de 11 pontos, com um ponto de AF central de alta precisão do tipo cruzado e sensibilidade -3 EV, permite a focagem em condições de baixa luminosidade extremas e, com disparos contínuos de até 4,5 fps, você estará pronto para capturar imagens em movimentos rápidos.

Câmera Nikon D3400. Fotografias e vídeos capturados com a D3400 e uma excelente lente NIKKOR são tão vibrantes e realistas quanto os momentos que eles preservam. Fotografe com luminosidade extremamente baixa sem nenhum problema. Congele a ação rápida no momento exato. Crie retratos com tons de pele ricos e naturais e planos de fundo lindamente desfocados. Com a lente AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G em sua DSLR de formato DX, você estará pronto para tudo.

Câmera Digital Sony DSC-H300. A câmera tem 11 modos de cena disponíveis (Alta Sensibilidade / Crepúsculo / Retrato Crepúsculo / Paisagem / Foto Suave / Pele Suave / Praia / Neve / Fogos de Artifício / Gourmet / Animal de Estimação), 20.1MP, Zoom Óptico 35x, Filme HD, Foto Panorâmica.

Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC-W800. A câmera reúne praticidade e tecnologia em um corpo compacto e ultraleve. Com Sensor de Imagem de 20.1 megapixels e lentes Sony, registra imagens com cores vivas e ricas em detalhes. Grava vídeos em HD com o simples toque de um botão, tudo para facilitar seus registros. Este modelo conta também com até 4 tipos de efeitos para fotos, panorâmicas e vídeos além de visor LCD de 2.7", Zoom Óptico de 5x e Estabilizador de Imagem.

Câmera Digital 20.1MP Sony DSC-W800S. Com resolução de 20. megapixels e lentes Sony, a câmera registra imagens com cores vivas e ricas em detalhes. Grava vídeos em HD com o simples toque de um botão, tudo para facilitar seus registros.  Este modelo conta também com até 4 Tipos de efeitos para fotos, panorâmicas e vídeos além de visor LCD de 2.7", Zoom Óptico de 5x e Estabilizador de Imagem.

 

Vitrine GoToShop: Câmeras digitais