“Falar sobre dinheiro em família precisa deixar de ser um tabu no Brasil”, alerta a família Paiffer

Carol Paiffer, CEO da Atom, aproveita a proximidade do Dia dos Pais para reforçar que a educação financeira começa em casa
Carol Paiffer: "Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha" (Leandro Fonseca/Exame)
Carol Paiffer: "Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha" (Leandro Fonseca/Exame)
P
Pontapé EmpreendedorPublicado em 08/08/2022 às 19:36.

Muito tem se discutido sobre a importância da educação financeira desde jovem nas escolas para formar adultos mais conscientes sobre o dinheiro e mais preparados para administrar o orçamento doméstico. Famílias mais racionais sobre esse tema conseguem se organizar para evitar dívidas e realizar seus sonhos, como a compra da casa própria, uma viagem ou até mesmo uma vida mais confortável.

A websérie original “Pai, Me Dá Dinheiro?”, que é uma produção especial para o Dia dos Pais da Atom, traz a família Paiffer – os irmãos Carol e Kim com seu pai José Donizete –  comprovando por que essa consciência sobre educação financeira precisa começar dentro de casa, inclusive abertamente entre pais e filhos.

Orçamento familiar

A Atom é uma empresa que tem como propósito o estímulo à educação financeira, uma de suas fundadoras e CEO é Carol Paiffer, que também faz parte do time de empresários investidores do programa Shark Tank Brasil. Ela explica que essa resistência ao jogo limpo sobre dinheiro dentro de casa é algo cultural no país.

“Falar sobre dinheiro em família precisa deixar de ser um tabu no Brasil. Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha. É como uma empresa, se a gente simplesmente fecha os olhos para o faturamento, o quanto de dinheiro entra e sai, será um caso certo de falência. Não existe forma de equilibrar as finanças no escuro”.

Uma família se unindo para ajudar outras

Joaquim Paiffer, irmão e sócio de Carol na Atom, conta que essa era uma realidade comum em sua casa. “Tenho certeza que grande parte dessa vida atual que levamos como empreendedores e investidores de sucesso é reflexo de conversas totalmente abertas sobre dinheiro que tínhamos com nosso pai”.

E Kim, como é conhecido no mercado, acrescenta que “como a educação financeira com foco em apoiar famílias a se tornarem mais independentes é um dos propósitos mais alicerçados da Atom, buscamos uma forma de trazer esse objetivo para nossa celebração de Dia dos Pais. Então, tivemos a ideia de trazer nosso próprio pai para um bate-papo gravado e disponibilizado gratuitamente. O resultado é um material audiovisual riquíssimo no qual compartilhamos nossas experiências e algumas recomendações que aprendemos com nossa trajetória como empreendedores. Com isso, queremos ajudar pais e filhos a tirarem esse tabu do meio da sala, desde já”.

Economizando e ganhando dinheiro juntos

“Talvez, um dos fatores que fortaleçam esse tabu é que famílias se reúnem para falar de dinheiro apenas quando o calo aperta, quando ele é um problema e não uma solução. Não precisa ser assim, e é exatamente o que eu, Kim e meu pai queremos mostrar. Pais e filhos também podem se unir para ganhar dinheiro juntos e mudarem a sua realidade”, destaca Carol.

A websérie “Pai, Me Dá Dinheiro?”, um especial de Dia dos Pais da Atom, será disponibilizada gratuitamente em três episódios nos dias 8, 9 e 10 de agosto. E na quinta-feira, 11, a família Paiffer entra em uma transmissão ao vivo trazendo um desafio para quem acompanhou o conteúdo que pode transformar vidas e famílias, uma dupla de pai e filho ou filha ganharão um acesso gratuito à Universidade Atom para aprenderem e ganharem dinheiro juntos.

“Além de lições de como gerir o orçamento familiar, também compartilharemos com essas famílias formas de ganharem dinheiro juntos no mercado financeiro como investidores trader da Bolsa de Valores, uma das profissões do futuro. Terão a chance de saber como operar juntos como day traders, se apoiando e transformando, não apenas sua relação com o dinheiro, mas suas relações familiares, criando novos momentos, memórias e oportunidades de convivência”, conta Kim.

Importante lembrar que a Atom disponibiliza diversos conteúdos, como esse, totalmente gratuitos na Atom Play, onde os interessados em adquirir conhecimento encontram treinamentos e até realities e talk shows. Uma plataforma que realmente introduz o investidor iniciante e apresenta o mercado financeiro de uma forma totalmente nova e acessível.

Para participar e ter acesso aos vídeos e acompanhar a websérie “Pai, Me Dá Dinheiro?” da Atom, filhos e seus pais devem fazer suas inscrições com antecedência clicando aqui.