Nicho cíclico: como o Gravidicas se destaca em meio a um mercado exigente

O período de crescimento de uma criança traz enormes desafios para e-commerces tradicionais, que acabam se perdendo nisso
Quem já teve filhos sabe: a experiência muda de dia a dia, o que faz com que suas necessidades de compras também sejam bastante diferentes neste período (iStock/iStockphoto)
Quem já teve filhos sabe: a experiência muda de dia a dia, o que faz com que suas necessidades de compras também sejam bastante diferentes neste período (iStock/iStockphoto)
Por Bora VarejoPublicado em 26/11/2021 15:58 | Última atualização em 26/11/2021 15:58Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Quem já teve filhos sabe: a experiência muda de dia a dia, o que faz com que suas necessidades de compras também sejam bastante diferentes neste período. É um grande ciclo de crescimento que dura anos, mas que eventualmente acaba – e que pode reiniciar com o nascimento de outra criança.

O período de crescimento de uma criança traz enormes desafios para e-commerces tradicionais, que acabam se perdendo nisso. O Gravidicas, especializado no nicho, consegue entender o ciclo como ninguém e, com isso, vai vencendo em um mercado altamente exigente. Vamos entender um pouco mais conversando com Larissa Green, idealizadora e proprietária deste e-commerce.

Como surgiu a ideia de ter um ecommerce para o nicho de gestantes e mães?

Quando estava grávida do meu primeiro filho, detectei as minhas necessidades e vi a dificuldade de encontrar um site completo com produtos inovadores voltado a montagem de enxoval de bebê. A ideia desde o início foi de simplificar a linda e difícil jornada da maternidade, oferecendo tudo o que uma mãe precisa em um só lugar.

Como saber o que a cliente passa ajuda na seleção e oferta de itens?

Entender a necessidade daquela família, o estilo de vida e alinhar as expectativas faz toda diferença na hora de ofertar os produtos. Por esse motivo hoje fazemos mais do que simplesmente a venda de produtos, temos consultoras que fazem atendimento online e na loja física auxiliando aquela família na hora da montagem do enxoval completo do seu bebê. Nessa assessoria é apresentado e demonstrados todos os produtos que ela irá precisar pelo menos nos 6 primeiros meses de vida do bebê, de forma personalizada, caso a caso. Com isso garantimos praticidade e segurança pra família, fazendo um enxoval completo e consciente.

O crescimento de uma criança passa por várias fases, como fidelizar a mãe para comprar com vocês em cada uma dessas fases?

É importante ter uma variedade de produtos diferentes para cada fase, acompanhando o crescimento da criança. Temos produtos que vão atender a gestante, seu bebê RN até a fase escolar, sem contar a infinidade de brinquedos para todas as faixas etárias. Além da seleção de diferentes produtos, temos o programa fidelidade que a cada compra feita em nosso site, gera pontuação que permite resgatar por cupons de descontos em sua próxima compra.

 E quando a mãe volta a ter um filho, como garantir que ela volte ao ecommerce?

O trabalho no pós-venda é extremamente importante, além do atendimento humanizado. Nós fazemos questão de criar um relacionamento na rede social, que é um canal direto com nossos clientes e que permite apresentarmos produtos inovadores, diferentes, trazendo confiança e tranquilidade para aquelas mães.

Se a mãe não tiver outro filho, há como ela continuar sendo cliente ou indicar outras clientes?

Hoje sabemos que o boca boca é valioso, e a indicação é fundamental. Temos um programa de afiliados que conforme a pessoa indica ou vende através do 'link' dela, ela é comissionada por todas as vendas. Isso garante que ela continue indicando a Gravidicas para todas as amigas e conhecidos.

Qual o desafio mais difícil até agora?

Nosso principal desafio hoje é atender com qualidade e agilidade a demanda crescente de pedidos. Precisamos constantemente buscar mais mão de obra e novas soluções para que haja uma entrega de qualidade de acordo com os padrões Gravidicas.