Voz masculina grave estimula memória das mulheres

A voz grave masculina exerce papel importante na memória e nas escolhas de parceiros das mulheres, diz estudo

São Paulo -- Um estudo mostra, pela primeira vez, que a voz masculina grave é importante para as mulheres em dois aspectos: escolha de parceiro e precisão de memória. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido e publicada no periódico Memory & Cognition.

Para chegar à conclusão que a voz grave masculina exerce um papel importante na memória e nas escolhas de parceiros das mulheres, a equipe de pesquisadores realizou dois experimentos. No primeiro, 45 mulheres observaram a imagem de um único objeto enquanto escutavam o nome do objeto dito por vozes agudas e graves de homens e mulheres, geradas por computador. Em seguida, as participantes observaram duas versões semelhantes do mesmo objeto e identificaram qual deles se parecia mais com o que elas tinham visto anteriormente. Elas também registraram qual voz era a preferida.

No segundo experimento, além das vozes geradas por computador, os pesquisadores usaram vozes reais de homens e mulheres para testar 46 novas participantes sobre a preferência e memória do objeto. Em ambos os casos, os autores descobriram que as mulheres preferem a voz mais grave de homens.

Além disso, a lembrança do objeto era mais precisa quando ele era introduzido por uma voz masculina mais grossa. "Nossos resultados demonstram que a memória da mulher pode ser estimulada pela voz masculina grave", disse David Smith, chefe da pesquisa. "O experimento demonstra pela primeira vez que sinais do sexo oposto que são importantes para a escolha de parceiro também podem influenciar a memória das mulheres".

Os autores acreditam que a evolução modelou a habilidade das mulheres de memorizar informações associadas com parceiros desejáveis. "A voz do homem pode indicar qualidade genética além de sinalizar traços de comportamento indesejáveis em um parceiro para relacionamentos de longo prazo, como traços antissociais e falta de calor emocional", afirmam. "Para avaliar os parceiros, as mulheres parecem depender da memória para acessar informações sobre atributos e o histórico de seu comportamento."

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.