Vídeo da NASA exibe chuva de plasma no Sol

O fenômeno aconteceu em 19 de julho de 2012, mas o vídeo só foi divulgado recentemente

São Paulo - A Nasa divulgou um vídeo que mostra uma chuva de plasma no Sol. O fenômeno aconteceu em 19 de julho de 2012, mas o vídeo só foi divulgado recentemente.

Nesse dia, aconteceram várias erupções na superfície do Sol. Uma delas produziu ejeção de massa coronal, que enviou luz e radiação para o espaço. O evento foi seguido de uma chuva coronal magnética, ou seja, uma chuva de plasma.

Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação derivada da liberação de energia magnética associada com manchas solares. A tempestade solar, por exemplo, acontece quando um fluxo de radiação viaja pelo espaço até atingir o campo magnético da Terra.

Vale lembrar que o evento não é anormal. O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013.

As imagens foram capturadas pelo instrumento AIA, da sonda Solar Dynamics Observatory (SDO). O SDO estuda, desde 2010, os fenômenos que acontecem no Sol e, de alguma forma, interferem na Terra.

O vídeo é em time-lapse. Isso significa que cada segundo do vídeo equivale a cerca de 6 minutos em tempo real. A chuva completa durou 10 horas.

Veja o vídeo abaixo:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.