Veja o primeiro asteroide a cruzar o céu da Terra em 2014

Registrado por astrônomos, asteroide 2014 AA é o primeiro a invadir a atmosfera terrestre no novo ano. Zona de impacto parece ter ficado restrita ao Atlântico
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
G
Gabriela RuicPublicado em 06/01/2014 às 14:21.

São Paulo – O primeiro asteroide a cruzar o céu da Terra em 2014 por pouco não passou despercebido, não fossem os olhares atentos dos astrônomos Steve Chesley (NASA), Peter Brown (Universidade de Ontário Ocidental) e Petrus Jenniskens (Instituto SETI). O trio foi o responsável por detectar e registrar a passagem do 2014 AA.

De acordo com informações da agência espacial americana, o asteroide entrou a atmosfera terrestre já no final do dia 1 de janeiro e na altura da região central do oceano Atlântico.

O 2014 AA tinha entre 2 e 3 metros de diâmetro e seu impacto, ao que tudo indica, aconteceu em algum ponto entre a América Central e o leste da costa africana.

Segundo a análise de Brown, em entrevista ao site Sky and Telescope, são grandes as chances de que o asteroide tenha acertado a superfície do mar a cerca de 3.000 km de Caracas (Venezuela), na direção oeste.

Ainda de acordo com estimativas do astrônomo, a energia gerada pelo impacto do 2014 AA pode ter sido equivalente a explosão de mil toneladas de TNT, mas “não se compara ao que aconteceu em Chelyabinski”, lembrou. No início do ano passado, pessoas ficaram feridas na cidade russa de Chelyabinski depois que um meteoro de cerca de 10 toneladas atingiu a região.

A animação abaixo, produzida pela equipe do programa Catalina Sky Survey, conduzido pela Universidade do Arizona em parceria com a NASA, mostra o 2014 AA se aproximando da Terra. Confira. This animated GIF shows Asteroid 2014 AA, discovered by the NASA-sponsored Catalina Sky Survey on Jan. 1, 2014, as it moved across the sky. Image credit: CSS/LPL/UA