Veja como a Terra e a Lua se parecem vistas de Saturno

Apesar de não ter nenhum sinal de humanos na foto, a NASA organizou o evento "Acene para Saturno"

São Paulo - A NASA, agência espacial americana, divulgou uma imagem que mostra a Terra e a Lua vistas de Saturno. A foto foi feita pelo satélite Cassini, que apontou suas câmeras em direção ao nosso planeta na sexta-feira (19).

A Terra é o ponto mais brilhante da imagem. A Lua pode ser vista brilhando logo abaixo do planeta. Essa imagem ainda não foi tratada porque chegou à Terra no sábado (20). Processar a imagem é uma tarefa que deve levar alguns dias ainda. Quando essa e outras fotos estiverem prontas, farão parte de um mosaico que mostrará Saturno e o nosso planeta.

Apesar de não ter nenhum sinal de humanos na foto, a NASA organizou o evento "Acene para Saturno". Durante 15 minutos, todos deviam ir ao ar livre, achar Saturno e acenar. Tudo isso apenas como uma forma de celebrar o momento em que uma fotografia histórica foi feita.

Em 1990, a sonda Voyager-1 virou sua câmera em direção ao sistema solar interior e capturou uma foto histórica como essa. A mais de 6 bilhões de quilômetros de distância, registrou um único ponto na imensidão do espaço: a Terra, um “pálido ponto azul”.

Dessa vez, a NASA resolveu fazer uma ação parecida com a de 1990, mas a partir de Saturno. A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a NASA e a Agência Espacial Italiana (ASI). As duas câmeras a bordo da sonda foram desenvolvidas e montadas no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), que fica em Pasadena, na Califórnia. O grupo de pesquisadores que trabalha com as fotografias fica no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado.

Cassini completou sua missão inicial de quatro anos para explorar o sistema de Saturno em junho de 2008. A primeira missão estendida, chamada de Cassini Equinox Mission, também acabou em setembro de 2010. A extensão atual da missão vai até setembro de 2017, com o solstício de verão saturniano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.