Veja a primeira imagem do espaço registrada pela nave idealizada por Carl Sagan

Após alguns percalços, a LightSail conseguiu abrir a imensa vela que irá mover a espaçonave por radiação solar

A espaçonave LightSail teve alguns percalços desde que decolou há algumas semanas. Tudo parecia bem quando ela entrou em órbita, mas logo ela perdeu o contato com a Terra. A Planetary Society, entidade que coordena a missão, reestabeleceu o contato dias depois. A equipe então recebeu algumas imagens borradas da câmera que está a bordo da espaçonave. E então perdeu contato de novo com a LightSail.

Durante o final de semana, a espaçonave voltou a funcionar novamente e a equipe conseguiu abrir a gigantesca vela que irá mover a LightSail por meio de radiação solar.

Depois de enviar mais uma imagem borrada para a Terra, o cientista Bill Nye, que é o presidente da Planetary Society, tuitou a primeira imagem oficial da missão: 

This just in: a complete image of #LightSail in space! The future of space travel... pic.twitter.com/bmdVVUFVon

— Bill Nye (@BillNye) June 9, 2015

A Planetary Society irá divulgar na quarta-feira (10) mais detalhes sobre a trajetória da LightSail até agora, mas a imagem mostra que a missão está funcionando, apesar dos problemas.

O objetivo da espaçonave é testar a possibilidade da propulsão solar antes de enviar uma nova missão, a ser lançada em 2016, que pode ser financiada pelo Kickstarter.

Fonte: Twitter (Bill Nye)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.