A página inicial está de cara nova Experimentar close button

Transportador é enviado para Estação Espacial Internacional

A Orbital Sciences Corporation lançou hoje o transportador não tripulado Cygnus, com o objetivo de abastecer os astronautas na Estação Espacial Internacional

A Orbital Sciences Corporation lançou neste domingo o transportador não tripulado Cygnus, com o objetivo de abastecer os astronautas instalados na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O veículo decolou de Wallops Island, na Virgínia (leste dos EUA), às 12h52 (13h52 de Brasília), lançado por um foguete Antares branco.

A missão "Orb-2" é a segunda viagem oficial para a cápsula realizada pela Orbital e é uma das oito viagens contratadas pela Nasa, a agência espacial americana. A "Orb-2" deveria ter partido em maio, mas teve de ser adiada devido a um problema com o foguete Antares.

A Cygnus transporta 1,5 tonelada de material para a ISS, incluindo comida, equipamentos para a tripulação e para experimentos científicos, além de uma bomba para o módulo japonês. Deve chegar à ISS em 16 de julho.

A Orbital Sciences e a SpaceX são as duas empresas privadas contratadas pela Nasa para transportar víveres e material para a estação orbital.

As cápsulas da Orbital, que fizeram sua primeira entrega à ISS em janeiro de 2014, estão projetadas para se destruírem ao reingressarem na atmosfera, diferentemente da nave Dragon, da SpaceX, que aterrissa no oceano.

A missão "Orb-3" está prevista para novembro. A Cygnus ainda tem três voos agendados para 2015.