Telescópio Hubble faz foto espetacular de restos de estrela morta

O telescópio da agência espacial americana conseguiu capturar imagens da supernova Cygnus em seus últimos momentos
Restos da explosão da estrela Cygnus: imagem divulgada pela Nasa mostra a supernova no fim de sua vida (Reprodução/Nasa)
Restos da explosão da estrela Cygnus: imagem divulgada pela Nasa mostra a supernova no fim de sua vida (Reprodução/Nasa)
Por Maria Eduarda CuryPublicado em 31/08/2020 17:05 | Última atualização em 31/08/2020 17:12Tempo de Leitura: 2 min de leitura

A Nasa (a agência espacial americana) divulgou nesta segunda-feira uma imagem de uma supernova chamada Cygnus. Tirada por meio do telescópio espacial Hubble, a imagem mostra uma pequena parte da onda de explosão dos últimos momentos da estrela.

A supernova é resultado da explosão de uma estrela maciça. No caso da Cygnus, sua supernova original explodiu entre 10.000 e 20.000 anos atrás, e sua fase final de vida pode ser observada pelo Hubble neste momento.

A estrela está a cerca de 2.400 anos-luz de distância da Terra. Nomeada em referência para a constelação norte de Cygnus, que significa Cisne, a estrela ocupa um espaço 36 vezes maior do que a Lua, quando está cheia.

A Cygnus tem uma massa 20 vezes maior do que a do Sol, e continua a se expandir cerca de 220 milhas por segundo. Na imagem acima, é possível ver o material gerado pela explosão e o material interestelar em interação, devido a onda de choque que é similar a um véu.