Telescópio Herschel encerra observações no espaço

Apesar de encerrar as observações, o telescópio continuará a se comunicar com a Terra; o Herschel só será totalmente aposentado nas primeiras semanas de maio

São Paulo - A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que o Observatório Espacial Herschel encerrou suas observações na segunda-feira (29). O telescópio estava no espaço desde 2009.

O Herschel teve toda a reserva de hélio líquido do tanque de resfriamento esvaziada. O acontecimento já era esperado pela ESA, que anunciou a aposentadoria do Herschel em março.

Para fazer observações em infravermelho de longa distância, os detectores dos equipamentos do telescópio precisam estar resfriados a -271º C. O processo acontece com a ajuda do tanque de hélio líquido no satélite. O problema é que o hélio evapora com o tempo no espaço e, consequentemente, esvazia o tanque. O processo reduziu a vida útil do Herschel.

Apesar de encerrar as observações, o telescópio continuará a se comunicar com as estações da Terra. O Herschel só será totalmente aposentado nas primeiras semanas de maio, quando a ESA colocará o telescópio em uma órbita estável ao redor do Sol.

Segundo a ESA, o Herschel é o telescópio infravermelho mais poderoso já lançado para o espaço. Herschel detectou moléculas de oxigênio fora da Terra, na nebulosa de Órion, em 2011.

Além das descobertas, o telescópio reuniu um vasto catálogo de fotos do espaço. As imagens impressionantes exibiam grandes panoramas de gás e poeira, com nuvens e filamentos invisíveis vistos em telescópios óticos como o Hubble, da Nasa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.