Stephen Hawking fala sobre prêmio Nobel – e ser vilão do 007

Em entrevista à versão inglesa da revista Wired, o físico Stephen Hawking conta como pode ganhar um prêmio Nobel e sobre o papel perfeito para ele no cinema
Stephen Hawking: o físico acredita que a humanidade deveria colonizar outros planetas (Dave J Hogan/Getty Images)
Stephen Hawking: o físico acredita que a humanidade deveria colonizar outros planetas (Dave J Hogan/Getty Images)
V
Victor Caputo

Publicado em 13/01/2015 às 11:44.

Última atualização em 05/04/2017 às 11:43.

São Paulo – Se pudesse escolher qualquer experimento, mesmo que impossíve, qual o físico Stephen Hawking faria? “O experimento que eu gostaria de fazer é detectar a radiação Hawking de um buraco negro, assim eu ganharia um Prêmio Nobel”, responde Hawking.

O físico mais famoso do mundo concedeu uma rara entrevista à versão inglesa da revista Wired. Na conversa, Hawking falou sobre sua vontade de se comunicar, colonização de outros planetas e explicou por que ele deveria ser o vilão de um filme do espião James Bond.

Questionado sobre a facilidade que tem para falar sobre ciência para o público em geral (principalmente após o livro Uma Breve História do Tempo), Hawking explicou.

“Antes de perder minha voz, ela era arrastada, somente as pessoas próximas a mim podiam entender, mas com a voz de computador, eu descobri que eu poderia dar palestras populares. Gosto de falar sobre ciência. É importante que o público entenda ciência básica, caso contrário eles ficarão de fora de decisões vitais”, disse Hawking.

O físico ainda afirmou que acredita que a humanidade não irá sobreviver para sempre na Terra sem que um desastre aconteça. “Eu gostaria que nos espalhássemos no espaço, então não teríamos todos os ovos em apenas uma cesta, ou apenas em um planeta”, explicou.

A fama de Hawking fez com que ele aparecesse em um episódio da animação Os Simpsons, além de outro de Star Trek. O entrevistador pergunta qual seria o papel ideal para Hawking.

“Seria um vilão em um filme do James Bond. Eu acho que a cadeira de rodas e a voz de computador se encaixariam perfeitamente nesse papel”, brinca Hawking.

Mas por que Hawking não tem um Nobel?

Apesar de reconhecido (e conhecido) mundialmente, Hawking nunca foi premiado com um Nobel. Hawking atua com pesquisas na física teórica -- aquela na qual modelos matemáticos, conceitos e lógica são usados para a criação de hipóteses. Essa área tem mais dificuldades para ser reconhecida com um Nobel.

O último caso de premiação para físicos dessa vertente foi com os pesquisadores François Englert e Peter Higgs, que receberam o prêmio em 2013. Eles só ganharam o Nobel depois que suas teorias foram comprovadas de maneira prática pelo acelerador de partículas do CERN.

Uma das principais teorias de Hawking, sobre a radiação emitida por um buraco negro (que foi batizada de radiação Hawking) nunca pode ser comprovada. Daí vem a resposta de Hawking à pergunta de qual seria o experimento que ele realizaria se pudesse fazer qualquer um.