Stephen Hawking está trabalhando em nova teoria do universo

Hawking: nova porta pode ser aberta no universo, "e ela será ainda mais significativa que a descoberta do bóson de Higgs" (Divulgação)
M
Mariana Fonseca

Publicado em 23/01/2015 às 20:50.

Última atualização em 05/04/2017 às 11:48.

São Paulo - Stephen Hawking é conhecido pelo seu trabalho extenso sobre as leis básicas que governam o universo.

Aos 73 anos, o autor de "Uma Breve História do Tempo" anunciou que uma nova teoria sobre "a origem de tudo" está a caminho.

Nessa semana, Hawking se encontrou com o cosmólogo Thomas Hertog, que veio da Bélgica.

Hertog é um conhecido cosmólogo belga e teve a orientação de Stephen Hawking ao conseguir seu doutorado pela Universidade de Cambridge (o físico também estudou lá).

Na universidade KU Leuven, ele coordena um time de jovens cientistas para tentar responder as questões mais importantes da cosmologia teórica.

Por meio de um post no Facebook, Hawking anunciou que eles estão trabalhando em uma teoria que prevê a existência de ondas gravitacionais do Big Bang que permeiam o espaço.

O físico fez questão de ressaltar que um time de pesquisa chamado BICEP (Background Imaging of Cosmic Extragalactic Polarization) já observou essas ondas gravitacionais - mas que a descoberta pode ser só poeira espacial.

Mesmo assim, se Stephen Hawking conseguir provar essa teoria, "uma nova porta será aberta no universo, e ela será ainda mais significativa que a descoberta do bóson de Higgs", diz.