SpaceX revela primeira nave que transportará astronautas

A cápsula Dragon V2 é uma versão modificada de uma nave espacial que já é usada para enviar carga para a Estação Espacial Internacional (ISS)

A empresa SpaceX apresentou sua primeira nave espacial capaz de levar astronautas para o espaço. O anúncio foi feito por Elon Musk na sede da empresa, em Hawthorne, Los Angeles (EUA).

A cápsula Dragon V2 é uma versão modificada de uma nave espacial que já é usada para enviar carga para a Estação Espacial Internacional (ISS). É também uma versão melhorada da cápsula russa Soyuz.

O diferencial da Dragon V2 é que ela é capaz de enviar até sete astronautas ao espaço em apenas um voo e ainda voltar para a Terra depois. Isso representa mais do que o dobro da capacidade da Soyuz, usada atualmente pela Nasa (agência espacial americana).

Graças à propulsão e outras tecnologias, a Dragon V2 é capaz de pousar sem depender de paraquedas ou pousos forçados.  Segundo Musk, a nave é capaz de pousar em quase qualquer lugar como se fosse um helicóptero.

Outro avanço é que a Dragon V2 será reutilizável. Isso irá reduzir os custos das viagens espaciais e ainda ampliar as oportunidades dos seres humanos explorarem o espaço. “Enquanto continuarmos jogando fora foguetes e naves espaciais, nunca teremos um verdadeiro acesso ao espaço”, disse Musk.

A SpaceX já fez três de suas 12 missões programadas para a Estação Espacial Internacional dentro do contrato com a Nasa de 1,6 milhão de dólares. Segundo Musk, a nave deve fazer um voo de teste em 2015, ainda sem tripulação. Os primeiros astronautas serão enviados apenas em 2016.

Veja abaixo uma animação que mostra a Dragon V2:

//www.youtube.com/embed/Cf_-g3UWQ04

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.