Sistema solar pode girar em torno de massa invisível que não é o Sol

O Sol é o centro do sistema solar. Isso é um fato. Mas... é mesmo? Animação feita por cientista pode mudar a perspectiva

O Sol é o centro do sistema solar. Isso é um fato. Mas… é mesmo? Uma animação feita por um cientista pode indicar que, na realidade, os planetas do nosso sistema orbitam em torno de um centro de massa, chamado de baricentro.

“Você sabia que os planetas não orbitam o Sol, tecnicamente? Em vez disso, tudo orbita um centro de massa, até o Sol!”, explicou o cientista planetário James O’Donoghue, que trabalha na agência japonesa espacial JAXA. “Enquanto o Sol tem 99,8% da massa do sistema solar, Jupiter tem mais do que o resto (Saturno é o segundo), então o Sol pode, na verdade, orbitar Júpiter”, diz ele.

O baricentro é o ponto de um objeto perfeitamente balanceado por ter sua massa igualmente distribuída em todos os lados. Dessa forma, segundo a animação do cientista, o Sol não se encontra no centro do sistema solar.

O que acontece é que o Sol, por conta da força de Júpiter, não consegue ficar no baricentro. A força gravitacional entre as massas de dois objetos planetários é proporcional ao produto das mesmas massas. É por isso que outros planetas e objetos, mais leves que o Sol e Júpiter, não conseguem afetar o baricentro da mesma forma.

Em outro tuite, O’Donoghue afirma que “é claro que os planetas orbitam o Sol, a gente só está sendo pedante sobre a situação”. “O pensamento natural é que nós orbitamos o centro solar, mas isso raramente acontece. É muito raro que o centro da massa do sistema solar se alinhe com o centro do Sol, por exemplo”, diz.

O mesmo acontece entre a Lua e a Terra. Nosso planeta não coincide com o baricentro da Lua.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.