Quem usa iPhone poderá participar de estudos sobre o DNA

Em parceria com centros de pesquisa, a Apple pretende anunciar um app na plataforma ResearchKit que auxiliará em pesquisas genéticas pela a análise de DNA

São Paulo – Em breve, os usuários do iPhone (pelo menos nos EUA) poderão participar de pesquisas genéticas apenas com a doação de amostras de DNA.

Um novo relatório do MIT diz que a Apple está colaborando com pesquisadores para a criação de dois novos apps para o ResearchKit. Os aplicativos servirão como plataforma de pesquisas sobre doenças genéticas.

Como já falamos aqui em EXAME.com, o ResearchKit é um kit de ferramentas para usuários do iPhone que querem contribuir com pesquisas científicas.

A plataforma foca em cinco doenças: o Mal de Parkinson, a asma, o diabetes, o câncer de mama e problemas cardiovasculares.

No caso dos estudos do DNA, a Apple não irá coletar as amostras e nem terá acesso aos estudos, mas os aplicativos desenvolvidos para o ResearchKit  irão orientar e coordenar as pesquisas.

Um dos estudos é da Universidade da Califórnia em São Francisco e examina as causas do nascimento prematuro. A pesquisa compara fatores genéticos existentes contra outros coletados pelos iPhones de grávidas.

Já o outro está sendo dirigido pelo Hospital Monte Sinai em Nova York e o instituto ainda não revelou qual será o assunto da pesquisa.

Os pacientes que quiserem fazer parte do projeto deverão enviar uma amostra de saliva para um dos laboratórios autorizados pela Apple.

Um dos benefícios do empreendimento é que ao invés de sequenciar genomas inteiros, os laboratórios irão se concentrar em genes ligados a doenças específicas.

Assim, cada teste custará 100 dólares (ou seja, cerca de 300 reais) ou até menos. No Brasil, o teste de DNA a partir da saliva custa, em média, 500 reais.

Segundo o relatório do MIT, a Apple pretende anunciar os novos estudos na Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC sigla em inglês) em junho deste ano.

• R$ 9,90 após o terceiro mês.