Quem tem mais de 28 anos tem menos interesse por músicas novas, diz estudo

Deezer entrevistou adultos em 5 países e descobriu que fenômeno que faz pessoas ouvirem principalmente músicas familiares ocorre aos 27 anos e 11 meses

Você costuma ouvir as mesmas canções em vez de conhecer músicas novas? Segundo um estudo do serviço de streaming Deezer, você não está sozinho, ao menos se tiver mais de 28 anos.

O Deezer entrevistou 5.000 adultos online no Brasil, Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos sobre suas preferências e costumes musicais. E descobriu que “o hábito musical” – ou seja, o fenômeno que faz as pessoas ouvirem principalmente músicas familiares e não inéditas – ocorre em média aos 27 anos e 11 meses.

A descoberta musical atinge seu ponto máximo quase três anos antes: as pessoas de 25 anos ouvem ao menos dez novas canções por semana.

Os brasileiros são os que adquirem este “hábito musical” mais cedo, aos 23 anos e dois meses de idade, enquanto os alemães permanecem curiosos por mais tempo, até os 31 anos.

A maioria dos entrevistados de todos os países disse desejar encontrar mais músicas novas.

Os horários de trabalho são a principal razão pela qual os entrevistados deixaram de tentar descobrir coisas novas, apesar de também mencionarem outras tarefas do dia a dia, como a criação dos filhos.

O Deezer realizou a pesquisa para promover sua ferramenta Flow, que recomenda aos usuários novas canções, para assim descobrir seus hábitos e gostos.

O Deezer, que é concorrente de plataformas como Spotify, Apple Music e Tidal, tem 14 milhões de suários ativos mensais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.