- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Por que você não vê os pontos pretos da imagem de uma só vez
Parece que os pontos pretos aparecem e desaparecem por vontade própria. Porém, na realidade, é só mais uma ilusão de ótica atrapalhando o cérebro humano
Modo escuro
Ilusão de ótica (Twitter/Will Kerslake)
Publicado em 12 de setembro de 2016 às, 12h37.
Última atualização em 11 de outubro de 2016 às, 12h46.
São Paulo – Doze pontos pretos podem ser vistos onde as linhas cinzas se cruzam na imagem abaixo. Mas, para a maioria das pessoas, é impossível ver todos ao mesmo tempo.
A ilusão de ótica foi publicada pelo desenvolvedor de jogos Will Kerslake em sua conta no Twitter. A publicação já foi compartilhada mais de 17 mil vezes e gerou uma pergunta que a ciência pode responder: por que não conseguimos ver os 12 pontos pretos simultaneamente?
(Twitter/Will Kerslake)
Isso acontece porque os seres humanos têm visão periférica muito ruim. Por isso, nessa imagem, o ponto preto no centro da sua visão deve sempre aparecer. Porém, os pontos pretos ao seu redor irão aparecer e desaparecer constantemente.
O mesmo ocorre quando você está focando em uma palavra em um texto e tenta ler as palavras ao redor sem mover os olhos, explica Derek Arnold, cientista da visão da Universidade de Queensland, na Austrália, ao site The Verge. O restante do texto provavelmente ficará todo embaçado, pois o cérebro está tentando “adivinhar” o que está acontecendo nas extremidades da sua visão e as preenche da maneira mais correta.
No caso dessa imagem, em que existe um padrão de linhas cinzas em um fundo branco, o cérebro “adivinha” que esse modelo continuará e, por isso, os pontos pretos ficam em constante aparecimento e desaparecimento.
A imagem publicada por Kerslake é uma variação da ilusão da grade de Hermann, um diagrama de quadrados pretos separados por linhas brancas. Nele, manchas pretas aparecem onde as linhas brancas se cruzam.