Por que homens sofrem mais com a covid-19?

Estudo feito pela universidade de Yale e publicado na revista científica Nature pode ter descoberto motivo por trás de infecções mais graves em homens

Quando homens são infectados pelo novo coronavírus eles tendem a apresentar sintomas mais graves da doença, enquanto mulheres têm quadros mais amenos. A ciência tenta entender por que isso acontece e, mesmo sem respostas exatas, alguns fatores podem sugerir algumas respostas. Um deles parece bastante simples: os homens produzem uma resposta imune mais fraca do que as mulheres.

Segundo os cientistas, os homens analisados tinham níveis de plasma mais alto, mas menos linfócitos T — células reativas que ajudam o organismo na defesa de infecções. A descoberta foi divulgada em um novo estudo feito pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature, já revisado por pares.

Os cientistas também afirmam que os homens acima de 60 anos devem depender mais de uma vacina para protegê-los da doença, visto que seus organismos não conseguem, por si só, criar uma resposta imune forte o suficiente.

Recentemente um estudo publicado na revista científica Science Mag feito com 35 pessoas infectadas pelo vírus aponta que a maioria dos quadros severos foi observada em homens, que ficaram internados por nove dias.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, especialistas ainda não sabem ao certo qual é o motivo de a mortalidade ser mais alta para homens do que para mulheres. A hipótese é uma combinação de três fatores: hábitos, higiene e hormônios.

A pesquisa da Yale pode confirmar os motivos por trás das internações mais longas e das taxas de mortalidade mais altas para o gênero.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.