Plutão revela rica variedade de cores, dizem especialistas
Plutão revela uma rica variedade de cores em sua superfície, segundo os resultados de observações da sonda New Horizons da Nasa - publicados nesta quinta-feira pela revista Science.
Das zonas escuras e vermelhas do equador às regiões brilhantes e azuis nas latitudes mais altas, o planeta anão tem uma paleta muito variada.
Anteriormente, os especialistas não tinham uma imagem clara das cores de Plutão.
"Fiquei espantada ao ver essas cores espetaculares e diversidade geológica tão grande", contou Silvia Protopapa, assistente de pesquisa em astronomia na Universidade de Maryland e parte da equipe de composição da superfície New Horizons.
Ela co-escreveu o primeiro estudo publicado em uma revista científica desde o vôo histórico perto do planeta anão pela sonda americana em 14 de julho.
A nova imagem colorida de Plutão publicada na revista Science foi obtida com a câmera Multi-spectral Visible Imaging Camera (MVIC) da aeronave.
Para determinar se a variedade de cores é devido à composição do solo, os investigadores analisaram dados obtidos a partir de um espectrômetro captando imagens próximas do infravermelho, que permitiu mapear a composição da superfície de Plutão e suas cinco luas.
Os cientistas que trabalham no projeto já lançaram a maior parte de suas observações para o público, mas os dados continuarão a chegar pelo menos até o próximo ano.
"Os dados retornados até agora mostram uma surpreendentemente grande variedade de formações e idades de terreno em Plutão, assim como variações na cor, composição e albedo (refletividade da superfície)", disse a Nasa.
O espectrômetro da sonda também revelou um grande número de pequenas áreas de gelo de água expostos na superfície.