Pesquisadores desenvolvem madeira transparente

Novo material poderia substituir o vidro em edifícios e painéis solares do futuro, dizem cientistas

São Paulo – Pesquisadores da universidade sueca KTH Real Instituto of Technology desenvolveram um novo material transparente derivado (acredite) da “madeira” que poderia, um dia, ser empregado em casas e apartamentos para trazer mais luz natural aos moradores e reduzir o uso de iluminação artificial.

A alternativa transparente foi desenvolvida a partir da remoção química da lignina (palavra proveniente do latim lignum ou madeira), um polímero que bloqueia a entrada de luz na madeira. Com a adição de acrílico, eles obtiveram uma madeira híbrida muito mais transparente. Só uma leve turvação permanece devido às fibras naturais.

Lars Berglund, pesquisador da KTH, diz que o novo material tem potencial para ser usado em larga escala em janelas, podendo substituir até mesmo fachadas inteiras de construções que buscam maior economia de energia, garantindo sem perder a privacidade.

A descoberta foi publicada na revista American Chemical Society, Biomacromolecules. Segundo os pesquisadores, o novo material de construção também poderia ser usado em paineis solares, acrescentando um benefício extra.

“A madeira transparente é um bom material para células solares, já que é de baixo custo, tem recursos prontamente disponíveis e renováveis”, diz Berglund. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.