Panela elétrica é eficaz na higienização de máscaras contra a covid-19

Pesquisa americana aponta que 50 minutos de calor seco na panela é capaz de descontaminar as máscaras N95

Pesquisadores americanos acharam mais uma função para a panela elétrica: higienizar as máscaras de proteção contra a covid-19. O estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que 50 minutos de calor seco na panela é capaz de descontaminar as máscaras N95. 

A limpeza deste tipo de máscara, considerada um dos melhores equipamentos de proteção, permite que os usuários utilizem o objeto  com segurança. “Existem muitas maneiras diferentes de esterilizar algo, mas a maioria delas destrói a filtragem ou o encaixe de um respirador N95”, explica o professor Vishal Verma

Ele acrescenta que qualquer método de higienização precisaria descontaminar todas as superfícies do respirador, mas importante é manter igualmente a eficácia da filtração e o ajuste do respirador ao rosto do usuário. “Caso contrário, não oferecerá a proteção certa.”

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que o calor seco pode ser um método para atender a todos os três critérios - descontaminação, filtração e ajuste - sem a necessidade de preparação especial ou deixando qualquer resíduo químico. Eles também queriam encontrar um método que fosse amplamente acessível para as pessoas em casa e decidiram testar uma panela elétrica, um tipo de dispositivo que muitas pessoas têm em suas casas. 

Para que a limpeza seja perfeita, o  calor deve ser seco, sem adição de água na panela, a temperatura deve ser mantida a 100°C por 50 minutos e uma pequena toalha deve cobrir o fundo da panela para evitar que qualquer parte da máscara entre contato direto com o fundo. Várias máscaras podem ser empilhadas para desinfecção ao mesmo tempo. 

“Os respiradores mantiveram sua capacidade de filtração de mais de 95% e mantiveram seu ajuste, ainda devidamente encaixados no rosto do usuário, mesmo após 20 ciclos de descontaminação na panela elétrica.”

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.