Paciente com olho biônico enxerga esposa após uma década

Allen Zderad perdeu a visão após sofrer de retinite pigmentosa, uma doença que reduz o número de células na retina

O americano Allen Zderad, de 68 anos, perdeu sua visão há uma década, devido a uma doença chamada retinite pigmentosa, uma condição degenerativa que reduz o número de células fotoreceptoras na retina.

Graças a um implante de retina e óculos biônicos especiais, Zderad voltou a distinguir formas e enxergar novamente, mesmo que de forma rudimentar.

O olho biônico, chamado de Sight Argus II, estava sendo desenvolvido há quase 25 anos. Zderad foi a décima-quinta pessoa nos Estados Unidos a receber a prótese.

Apesar de não conseguir perceber todos os detalhes de rostos ou imagens, ele consegue circular por uma sala cheia de pessoas, por exemplo. 

Nesta semana, ele enxergou sua mulher pela primeira vez em dez anos. “Ela é a pessoa mais bonita na sala”, disse Zderad quando perguntado sobre a dificuldade de distinguir o rosto de sua esposa.

Assista ao vídeo com o momento no qual Allen Zderad volta a enxergar sua mulher:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.