Obesos devem ficar mais tempo de quarentena por coronavírus, diz estudo

Um novo estudo conduzido por pesquisadores italianos indica que pessoas obesas precisam ficar mais tempo de quarentena por causa do coronavírus.

Segundo o estudo, feito com base em análises prévias sobre o vírus influenza (da gripe), obesos têm mais susceptibilidade a infecções como a covid-19 e podem ser contagiosos por mais tempo, e, portanto, devem dobrar o tempo de isolamento social para 28 dias até uma vacina ser criada.

Três razões levam os cientistas a defender a tese. A primeira delas é que, de acordo com estudos antigos, esses indivíduos tendem a carregar o vírus por mais tempo.

A segunda razão é que pessoas obesas demoram mais para produzir níveis suficientes de respostas celulares imunes para lutar contra infecções virais, o que permite que elas se multipliquem mais rápido no corpo.

O último motivo é que a massa corporal se correlaciona com o vírus na respiração e pode causar o contágio pela saliva.

Sedentários

Pessoas sedentárias também devem pensar em aumentar o isolamento social, apesar do peso.

“A atividade física reduzida prejudica a resposta imunológica contra agentes microbiais”, explica o estudo.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Espera! Tem um presente especial para você.

Uma oferta exclusiva válida apenas nesta Black Friday.

Libere o acesso completo agora mesmo com desconto:

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.