- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Nova tempestade solar atinge a Terra
Erupções solares são explosões na superfície da estrela, que acontecem por mudanças repentinas no campo magnético do Sol, emitindo enorme quantidade de energia no espaço
Modo escuro
Nova tempestade solar atinge a Terra (ESA&NASA/SOHO)
Publicado em 18 de março de 2013 às, 15h14.
São Paulo - Um erupção no Sol enviou um jato com bilhões de partícula em direção à Terra na sexta-feira (15). A NASA capturou a intensa movimentação do Sol.
Erupções solares são explosões na superfície da estrela. Elas acontecem por mudanças repentinas no campo magnético do Sol e emitem uma enorme quantidade de energia no espaço.
As partículas solares lançadas na última explosão solar foram tão intensas que atingiram a Terra. Elas viajaram a 1,4 mil quilômetros por segundo rumo ao planeta, uma velocidade considerada alta para o fenômeno.
Segundo a NASA, os efeitos da atual tempestade na Terra devem ser de baixos a moderados. As partículas enviadas devem passar pela sonda Messenger e pelo telescópio Spitzer.
Essa energia também pode interferir em satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra. Mas essas tempestades solares não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. Apenas astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.
Vale lembrar que este tipo de fenômeno é normal. O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.