NASA fotografa explosão solar 20 vezes maior que a Terra

Explosão que durou quatro horas se estendeu por mais de 257 mil quilômetros além do Sol

São Paulo – A NASA divulgou uma imagem de uma erupção solar com 20 vezes o diâmetro da Terra. A explosão que durou quatro horas aconteceu na segunda-feira (31).

Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação proveniente da liberação de energia magnética do Sol. Mas a tempestade só acontece quando um fluxo de radiação atinge o campo magnético da Terra. Isso acontece por causa das manchas solares, regiões onde existe uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol.

Essa erupção solar se estendeu por mais de 257 mil quilômetros além do Sol. A imagem feita pelo Solar Dynamics Observatory (SDO) traz também uma ilustração da Terra para se ter uma noção da dimensão da explosão solar.

A SDO conseguiu capturar a erupção solar porque ela trabalha com luz ultravioleta extrema. Forças magnéticas impulsionaram o fluxo de plasma do Sol, mas sem força suficiente para vencer a gravidade. Por isso, a maior parte do plasma caiu novamente sobre o Sol.

A NASA também divulgou um vídeo sobre a explosão solar criado com a união de todas as imagens capturadas pela sonda. Ela estuda os processos do Sol e analisa como eles podem influenciar a Terra. Veja abaixo:

http://cdn-akm.vmixcore.com/vmixcore/js?auto_play=0&cc_default_off=1&player_name=uvp&width=512&height=332&player_id=1aa0b90d7d31305a75d7fa03bc403f5a&t=V0zkqzOgNYEpuwvIRmreGiQmNcTDkWmrlz

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.