A página inicial está de cara nova Experimentar close button
Conheça o beta do novo site da Exame clicando neste botão.

NASA filma choque de cometa com o Sol

Um vídeo da NASA mostra um cometa colidindo com o sol, que sofre uma grande explosão no instante do choque

São Paulo — A NASA filmou, na semana passada, o choque de um cometa bastante brilhante contra o sol. Os astrônomos acreditam que o cometa pertencia ao grupo conhecido como Kreutz. Foi descoberto pelo astrônomo amador Sergey Shurpakov.

O filme foi feito pelo Goddard Space Flight Center, laboratório da NASA no estado americano de Maryland. Nas imagens, o sol aparece encoberto por um escudo circular e tem sua posição assinalada por meio de uma circunferência branca. O escudo é necessário por causa da luminosidade intensa do astro, que impediria a visualização dos detalhes em volta dele.

O cometa aparece aproximando-se, some atrás do círculo de proteção e não volta a aparecer. No instante do choque, há uma explosão caracterizada por grande emissão de massa coronal. Para estudar os detalhes do fenômeno, os astrônomos contaram com imagens e dados captados pelo Solar Dynamics Observatory, satélite dedicado ao estudo do Sol lançado no ano passado.

Os cientistas, no entanto, não têm certeza se a explosão foi ou não provocada pelo cometa. Uma análise cuidadosa mostrou que ela se inicia antes de o cometa se chocar com a superfície do sol.