Nasa descobre seis “candidatos” a planeta

Astros orbitam ao redor do Sol e têm condições para desenvolvimento de vida

São Paulo – A NASA anunciou a descoberta de seis pequenos astros candidatos a planetas que podem possuir condições para o desenvolvimento de vida. Os possíveis planetas estão na órbita de uma estrela semelhante ao Sol e com massa entre duas e 13 superior a da Terra. Com essa combinação, os planetas do novo sistema podem ter condições para a existência de água.

Os astros foram descobertos pelo telescópio espacial Kepler. De acordo com a NASA, ainda é preciso continuar a observação para confirmar se tratam-se de planetas. Caso confirmado, esse será o maior grupo de planetas orbitando uma estrela já descoberto fora do sistema solar.

“Em uma geração, passamos de planetas extraterrestres sendo objetos de ficção científica, até o presente, quando o Kepler ajudou a ficção científica a se tornar realidade”, afirmou o administrador da NASA, Charles Bolden, em comunicado.

“Estas descobertas ressaltam a importância das missões científicas da NASA, que ampliam a compreensão que possuímos do cosmos”, completou. No total, o Kepler já identificou 1235 possíveis planetas. Destes, 68 são aproximadamente do tamanho da Terra; 288 são maiores que a Terra; 662 são do tamanho de Netuno; 165, do tamanho de Júpiter; e outros 19 maiores do que Júpiter.