NASA comemora 50 anos do Kennedy Space Center

Confira vídeo feito pela agência americana em homenagem ao centro, um dos mais importantes de toda a história da exploração espacial

São Paulo – O centro mais importante de toda a história da exploração espacial, o Kennedy Space Center (KSC), completa hoje meio século de atividade. Antes da sua fundação, no dia 1 de julho de 1962 o local era uma área usada pelo governo americano para o teste de mísseis. Com o surgimento do projeto de exploração lunar, porém, seu terreno foi comprado pela NASA e nomeado então Centro de Operações de Lançamento.

E apenas em 1963 é que passou a ser chamado pelo nome atual em homenagem ao então presidente John F. Kennedy, assassinado no mesmo ano. Desde a sua fundação oficial até os dias de hoje, o KSC continua a ser o principal local de lançamento de veículos espaciais americanos, tripulados ou não. Foi de lá, por exemplo, que foi lançado em 1990, o telescópio espacial Hubble. O satélite contribuiu imensamente para a expansão do conhecimento que temos hoje sobre o universo.

Outro grande destaques na história do centro é, sem dúvida, a missão Apollo. Iniciada em 1961 e finalizada em 1972, tinha como objetivo levar o homem à Lua. Dito e feito: no dia 20 de julho e de 1969, chegava ao satélite natural a famosa Apollo 11. Liderada por Neil Armstrong, a quinta espaçonave tripulada do projeto foi a primeira a pousar na Lua e fez de seu comandante o primeiro homem a pisar nela.

Pois para comemorar os anos de missões e projetos espaciais, entre bem sucedidos e tragédias que acabaram por tirar vidas de seus astronautas, a NASA produziu um vídeo com os principais momentos do KSC em seus 50 anos de história. Confira abaixo.

https://youtube.com/watch?v=WrGEU5irS8o%3Frel%3D0

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.