- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Monsanto avança com desenvolvimento de trigo transgênico
Companhia disse que tem feito bom progresso no desenvolvimento do que seria o primeiro trigo transgênico do mundo a chegar ao mercado
Modo escuro
Trigo transgênico da Monsanto em produção em um campo de testes da companhia na Oregon State University (OSU) em Corvallis (Natalie Behring/Bloomberg)
Publicado em 8 de janeiro de 2014 às, 15h52.
A Monsanto, a maior empresa de sementes do mundo, afirmou nesta quarta-feira que tem feito bom progresso no desenvolvimento de um trigo tolerante a herbicidas, no que seria o primeiro trigo transgênico do mundo a chegar ao mercado.
A empresa já conta com sementes de milho, soja e outras culturas transgênicas, e tenta há muito tempo trazer ao mercado um trigo geneticamente alterado para tolerar a pulverização de glifosato, o ingrediente-chave do herbicida Roundup da Monsanto.
"O setor de grãos e da indústria de trigo... mantiveram-se muito interessados e apoiam os avanços da biotecnologia", disse o diretor de tecnologia da Monsanto Robb Fraley em uma teleconferência.
"Um fazendeiro de trigo também é, geralmente, um agricultor de milho e soja e eles entendem os benefícios da tecnologia." Fraley disse que, enquanto a empresa continua a fazer avanços, ainda vai demorar "vários anos" para um lançamento do trigo biotecnológico.
O trigo transgênico não está disponível comercialmente, apesar de várias empresas pesquisarem há muitos anos.
A Monsanto arquivou uma versão anterior de um trigo tolerante a herbicidas experimental, chamada "Roundup Ready", em 2004, em meio à preocupação generalizada do mercado com compradores estrangeiros, que poderiam boicotar o trigo dos EUA se fosse geneticamente alterado como o milho e a soja.
A controvérsia surgiu novamente em maio, quando o Departamento de Agricultura dos EUA disse que um agricultor de Oregon tinha encontrado o trigo "Roundup Ready" experimental crescendo em seu campo, apesar de as sementes terem sido destruídas ou devidamente armazenadas.
Naquela oportunidade, Coreia do Sul e Japão imediatamente suspenderam temporariamente a compra de trigo dos EUA, devido a temores de que o trigo biotecnológico não aprovado poderia ter contaminado suprimentos de trigo dos Estados Unidos.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.