Ciência

Marte: rover da Nasa mostra vista panorâmica do planeta; veja vídeo

Em comemoração aos 9 anos do Curiosity no planeta vermelho, a agência norte-americana divulgou um passeio do rover pelo Monte Sharp

Ilustração divulgada pela NASA em 24 de março de 2021 mostrando o voo planejado do helicóptero Ingenuity no planeta Marte (NASA/AFP Photo)

Ilustração divulgada pela NASA em 24 de março de 2021 mostrando o voo planejado do helicóptero Ingenuity no planeta Marte (NASA/AFP Photo)

LP

Laura Pancini

Publicado em 23 de agosto de 2021 às 10h14.

Última atualização em 3 de setembro de 2021 às 13h54.

A agência norte-americana Nasa está com vários olhos em Marte. Além do Perseverance e o helicóptero Ingenuity, que chegaram ano passado, o rover Curiosity vem explorando o planeta vermelho há nove anos e para celebrar quase uma década inteira de exploração, a Nasa divulgou um vídeo apresentando um passeio panorâmico do Curiosity por Marte.

No dia 3 de julho, o rover capturou imagens suas em 360 ​​graus escalando o Monte Sharp, montanha de 8 quilômetros de altura e 154 quilômetros de largura dentro da bacia de Marte.

De acordo com a Nasa, o local no qual o rover se encontra no momento é "particularmente emocionante": ele está entre uma região enriquecida com minerais de argila e outra dominada por sulfatos, também um tipo de mineral.

"As camadas da montanha nesta área podem revelar como o ambiente antigo dentro da cratera Gale secou com o tempo. Mudanças semelhantes são vistas em todo o planeta, e estudar esta região de perto tem sido uma meta importante de longo prazo para a missão", disse a Nasa em comunicado.

De acordo com comunicado à imprensa, o panorama é composto de 129 imagens individuais costuradas juntas, e suas cores foram balanceadas com o branco para replicar como Marte seria sob o tipo de luz do dia a que estamos acostumados aqui na Terra.

Veja vídeo:

yt thumbnail

O Curiosity pousou em Marte no dia 5 de agosto de 2012 com o objetivo de estudar se o planeta poderia ter tido vida microbiana no passado, quando lagos e águas subterrâneas existiam dentro da cratera Gale, região de exploração do rover.

Até o momento, a máquina já coletou 32 amostras de rochas. Agora, o rover começa a explorar a Montanha Rafael Navarro, apelidada em homenagem a um cientista, e um monte "mais alto que um prédio de quatro andares".

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaMarteNasaPlanetas

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua